Quer receber materiais gratuitos e conteúdos exclusivos? 😉

Insira seu e-mail e receba todas as novidades sobre o Enem 2018 em primeira mão

Como fazer a inscrição no Enem 2018

Data da inscrição no Enem 2018

A primeira coisa para a qual você deve se atentar: a data de inscrição; essa você não pode perder. Em 2018, as inscrições acontecerão entre os dias 7 e 18 de maio pelo site do Inep, onde os candidatos farão cadastro e inscrição.

Documentos necessários

Separe os documentos! Na hora de fazer a sua inscrição, você sempre deve ter em mãos:

  • Documento de Identidade (RG)
  • CPF
  • Endereço residencial e e-mail válido

Estes são documentos e dados são obrigatórios para se inscrever. O endereço serve para aproximar o máximo possível a sua casa do local de prova, então muita atenção na hora de digitar.


Banner Enem 2018

Fazendo a inscrição no Enem 2018

A inscrição no Enem é feita exclusivamente pela internet, no site do Inep. É necessário que o candidato preencha um formulário de inscrição com seus dados pessoais, educacionais e socioeconômicos. Lembre-se que é neste mesmo formulário que é solicitada a isenção da taxa de inscrição e atendimentos especiais, caso sejam necessários, para o dia da prova.

Quando finalizar o processo de inscrição, o candidato terá um número de inscrição e uma senha de acesso. Eles serão a chave de entrada para o sistema do Enem e para as seguintes atividades:

  • Inscrição
  • Alteração de dados cadastrados
  • Acompanhamento da inscrição (antes e depois de pagar a taxa de inscrição)
  • Recebimento do cartão de confirmação
  • Divulgação dos seus resultados da prova

Você pode, sim, alterar seus dados, mas somente durante o período de inscrição. Quer uma dica? Se inscreva logo no primeiro dia, assim você terá tempo para revisar tudo com calma.

Quando terminar a sua inscrição, acesse o site do Inep, use seu número de inscrição e senha para acessar o sistema e verifique se seus dados estão corretos antes de pagar a taxa. Com a proximidade do Enem, você pode consultar pelo sistema o seu cartão de confirmação com indicação do seu local de prova. Atenção: o cartão de confirmação não é mais enviado através do correio para o seu endereço, ok?

Guarde em um local seguro seu número de inscrição e senha! Depois que o Enem passar, você vai voltar a acessar essa mesma página para checar seus resultados da prova. Se der branco, fique tranquilo; é possível solicitar recuperação do seu acesso e senha; veja como aqui.

Taxa de inscrição

A taxa de inscrição para o Enem 2018 custa R$82. Para quem não pode pagar, existem políticas de isenção de pagamento e você deve se encaixar nos requisitos para solicitar.

 

A taxa de inscrição do Enem é cobrada pelo Banco do Brasil, por meio do Guia do Recolhimento da União (GRU Simples). Funciona assim: o candidato deve imprimir a GRU (que é basicamente um boleto, não tem mistério) durante o processo de inscrição e levá-lo ao banco ou à lotérica para pagamento. Em 2018, o prazo vai até o dia 23 de maio. Também é possível pagar pela internet, se preferir!

A solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2018 é possível mediante os seguintes critérios:

  • Candidatos concluintes do Ensino Médio no ano de 2018 em escola pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica;
  • Candidatos provenientes de família com renda per capita de até um e meio salário mínimo e que estudaram em escola pública durante todo o ensino médio, ou com bolsa integral em escola particular durante o ensino médio, segundo a Lei 12.799/2013;
  • Candidatos cadastrados regularmente no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais, mediante inserção de seu Número de Identificação Social (NIS) no sistema de inscrição do Enem para solicitar isenção de pagamento da taxa de inscrição, caso sejam de famílias com renda per capita de até meio salário mínimo, ou renda familiar mensal de até três salários mínimos;
  • Candidatos que tenham participado da edição de 2017 do Encceja.

Atenção: participantes que tiveram isenção de taxa na edição do Enem de 2017 e faltaram os dois dias de prova devem justificar a ausência do ano passado para poderem se inscrever no Enem 2018 sem pagar a taxa de inscrição.

Mais sobre enem

Últimas novidades

Dúvidas frequentes

1.
Ainda não terminei o ensino médio. Posso me inscrever no Enem?

Pode. É possível se inscrever no Enem na categoria treineiro. Assim, a sua nota na prova não valerá de fato para entrar na universidade, mas para você ter uma avaliação do seu desempenho. O resultado do Enem para treineiros costuma ser divulgado em data diferente da que é divulgado o resultado dos candidatos oficiais; fique de olho!

2.
Fiz inscrição no Enem e esqueci minha senha. E agora?

Calma, nada está perdido: você pode pedir a recuperação da senha no site do Inep. Você receberá por e-mail ou celular, via SMS, uma nova senha.

3.
Como consulto o meu local de prova do Enem?

O local de prova no Enem pode ser consultado no Cartão de Confirmação da Inscrição, que não é mais enviado através do correio e só pode ser consultado através da Página do Participante, no site do Inep. Para acessar, esteja com seu número de inscrição e senha em mãos! Não é possível solicitar a mudança do local de prova.

4.
Posso alterar meus dados de inscrição no Enem?

Pode, mas apenas durante o período de inscrição. Ou seja, você só pode alterar os dados de inscrição no Enem 2017 entre os dias 8 e 19 de maio. Faça a sua inscrição o quanto antes e tenho tempo de sobra para verificar se está tudo certinho com o seu cadastro.

É importante saber que caso você mude de município ou de estado durante o ano, o local de sua preferência indicado para realizar o exame não poderá ser mudado.

5.
Existe prazo extra para realizar a inscrição no Enem?

O MEC não disponibiliza um prazo extra para realizar a inscrição, portanto, fique ligado: você deve fazer a sua inscrição no Enem 2017 entre os dias 8 e 19 de maio.