Quer receber materiais gratuitos e conteúdos exclusivos? 😉

Insira seu e-mail e receba todas as novidades sobre o Enem 2019 em primeira mão

Como funciona a nota de corte do Sisu?

A nota de corte é, basicamente, a menor pontuação necessária para conseguir a vaga que você quer e ela é calculada uma vez por dia durante o período de inscrição. Cada curso tem uma e é ela que dá ao candidato uma ideia de sua classificação parcial para o curso e instituição escolhidos.

Nem a nota de corte nem a classificação parcial são dados definitivos! Enquanto a inscrição do Sisu estiver rolando, pode ser que outros candidatos troquem suas opções de curso. Isso altera diretamente a nota de corte e sua classificação.

Um exemplo de como a nota de corte funciona na prática: você se inscreveu para o curso Comunicação Social em uma das instituições de ensino disponíveis no Sisu. Após o primeiro dia de inscrição, o sistema libera uma nota de corte: digamos, para ilustrar, 800,00. Isso significa que a sua média da pontuação do Enem deve ser igual ou superior a 800,00 para você conseguir ingressar no curso. A sua classificação parcial, dependendo da nota de corte, pode estar dentro do número de vagas ofertado (o que significa que você, yes, ainda está dentro da disputa!) ou fora do número de vagas ofertado (o que significa que a sua nota é menor do que a dos outros candidatos que também fizeram a mesma escolha que você).