Dúvidas Frequentes

  • Posso imprimir o comprovante de inscrição no Fies?

    Sim! Assim que terminar sua inscrição, o sistema te dá a opção de imprimir o comprovante.

    ver dúvida

  • Não recebi e-mail com link de ativação do meu cadastro no Fies. O que eu faço?

    Já deu uma olhada na sua caixa de spam? Não achou nada? Então tudo bem, vamos lá: para receber um novo email de ativação de cadastro, você só precisa entrar no site do Fies Seleção, selecionar a opção “Primeiro acesso” e informar seu CPF e data de nascimento.

    Depois disso, o novo link vai ser enviado automaticamente para o email que você escolheu lá na hora do cadastro.

    ver dúvida

  • Esqueci minha senha do Fies Seleção. Como recupero?

    Caso você tenha esquecido sua senha do Fies Seleção, não precisa se desesperar! Siga os passos abaixo para recuperar seu acesso:

    • Entre no site do Fies Seleção.
    • Selecione a opção “Esqueci minha senha”
    • Adicione: CPF, email cadastrado e o código de verificação que vai aparecer na sua tela para confirmar que você não é um robô.
    • Agora vá na caixa de entrada do seu email e siga o passo a passo que vão te indicar!

    ver dúvida

  • Qual a taxa de juros do Fies?

    A taxa de juros do Fies é de 6,5% ao ano para todos os cursos.

    ver dúvida

  • Uso o Fies e quero mudar de curso. Posso?

    Sim, você pode! Mas existem algumas regras para a transferência de curso para quem usa o Fies, são elas:

    • O estudante pode transferir seu curso uma única vez dentro da mesma instituição de ensino, mas apenas se o tempo entre o início do financiamento e a data que ele deseja pedir transferência não ultrapasse o prazo de 18 (dezoito) meses.
    • Para quem é bolsista parcial do Prouni, a transferência de curso pode ocorrer mais de uma vez e mesmo depois do tempo de 18 (dezoito) meses após o início do financiamento.
    • O estudante também pode solicitar transferência para outra instituição de ensino, mas apenas uma vez a cada semestre, e desde que o Fies não considere uma transferência de curso.

    Além dessas regras, existe um prazo para os pedidos de transferência. Só é possível pedir qualquer tipo de transferência a partir do primeiro dia do último mês do semestre cursado ou suspenso na instituição de ensino de origem até o último dia do primeiro trimestre do semestre em que se deseja pedir transferência.

    ver dúvida

  • O MEC oferece algum auxílio para os estudantes selecionados pelo Sisu?

    O Ministério da Educação (MEC) direciona recursos específicos para programas de assistência estudantil para cada instituição que participa do Sisu. A implementação é feita diretamente por elas. Onde você quer estudar? É legal se informar como esse auxílio funciona na universidade que te interessa!

    Dica: muitas delas usam o Programa de Bolsa Permanência, que é um auxílio financeiro para candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica e estudantes indígenas e quilombolas. Pode ser que você se encaixe em um desses casos!

    ver dúvida

  • Posso modificar as opções depois de concluir a inscrição no Sisu?

    Você pode alterar suas opções de curso e instituição no Sisu quando e quantas vezes quiser dentro do prazo de inscrição. Apenas a última escolha feita nesse período será levada em conta. 🙂 Veja mais sobre a inscrição do Sisu aqui!

    ver dúvida

  • Estou atualmente matriculado em uma instituição de ensino superior. Posso concorrer novamente no Sisu?

    Sim, você só precisa ter feito a edição atual do Enem para concorrer no Sisu. Mas lembre-se: um único candidato não pode ocupar duas vagas em universidades públicas, ok? Caso seja aprovado em uma nova instituição, deverá escolher uma das duas para continuar sua graduação.

    ver dúvida

  • Participei do Sisu em etapas anteriores e fui selecionado. Posso concorrer novamente?

    Sim! O único requisito para participar do Sisu é ter feito a edição atual do Enem, independentemente de quantas vezes você já tenha feito a prova e concorrido no sistema antes.

    Lembrete: um estudante de graduação não pode ocupar duas vagas ao mesmo tempo em instituições públicas, você deve optar por uma delas!

    ver dúvida