• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Veja como funciona o certificado parcial do Encceja

Quem não passou em certas áreas do Encceja, mas conseguiu nota boa em outras, pode obter o certificado parcial do exame. Veja como fazer isso.

Quem foi reprovado em determinadas áreas do Encceja tem a possibilidade de reverter essa situação com o certificado parcial, sabia? Essa certificação permite que o candidato resolva só alguns eixos da prova – aqueles em que obtiveram nota abaixo do limite de corte.

Quando obtém o certificado parcial do Encceja, o candidato pode eliminar matérias em que já obteve aprovação. O objetivo desta certificação é facilitar a conclusão da Educação Básica e, por isso, vale a pena consegui-la!

Como funciona o Certificado Parcial do Encceja

O certificado parcial do Encceja facilita o processo de conclusão da Educação Básica. É importante compreender os critérios para consegui-lo e eliminar algumas matérias na edição seguinte o Encceja, tornando a prova menos cansativa para quem não foi aprovado em uma primeira tentativa. 

Candidatos que conseguiram a nota mínima em uma área do conhecimento, mas não nas quatro provas do Encceja, poderão requerer a declaração parcial de proficiência. 

👉 Junte-se aos 50 mil alunos que descobriram como melhorar os resultados estudando online para o Encceja!

Para pedir esse certificado, é simples

O processo é o mesmo para os que fizeram o Enem ou Encceja. O candidato deve comparecer à unidade certificadora escolhida no momento da inscrição e apresentar o histórico escolar ou boletim do participante (para os que fizeram a prova do Enem e Encceja).

Documentos como o RG (original e cópia) e CPF (original e cópia) também serão necessários. 

Benefícios de se obter o certificado parcial do Encceja

O certificado do Encceja abre horizontes para jovens e adultos, permitindo que o estudante se inscreva para as provas do Enem, por exemplo.

Com o certificado parcial, o aluno já elimina algumas partes do exame que prestará no ano seguinte. Dessa forma, concentra suas atenções nos pontos de maior dificuldade. 

Com o diploma do Encceja em mãos, é possível se inscrever em programas governamentais de Ensino Superior ou Técnico, como o Sistema de Seleção Unificada (SiSu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Conheça as aulas online do Descomplica para o Encceja! Com a nossa turma, passar no exame fica muito mais fácil e simples! 

Assista também: Como estudar online sozinho

Está procurando dicas para estudar sozinho para o Encceja? Nosso querido Vallad fala sobre passos essenciais para você que quer ter foco e organização na hora de estudar.