• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Técnicas para quem não gosta de estudar

Quem deseja prestar um exame e conseguir uma boa nota sabe que não tem jeito: precisa estudar. Acontece que, muitas vezes, bate aquela preguiça na hora de ver o conteúdo, fazer exercícios e dar conta de toda a matéria. A gente sabe como é difícil, então, separamos algumas técnicas para quem não gosta de estudar!

Muitas vezes, você pode não gostar de estudar porque ainda não encontrou o método ideal. Ou, ainda, tem algum trauma de estudos ou dificuldade de concentração. Por isso, entender o que bloqueia os seus estudos é muito importante para encontrar a melhor forma de aprender um conteúdo.

Quer tornar sua rotina de estudos mais produtiva e gostosa? Que tal seguir as etapas que a gente preparou e começar a gostar de estudar?

4 técnicas para quem não gosta de estudar

Você fica se perguntando “por que eu não gosto de estudar? ou “o que há de errado comigo?” Calma que nem tudo está perdido! 

1. Crie links com o mundo real

Conectar o que você precisa estudar com suas experiências e situações rotineiras é uma das melhores abordagens para quem não gosta de estudar. Assim, você cria conexões com o mundo real e não fica apenas decorando informações.

Atividades de aprendizagem baseadas em projetos são algumas das maneiras mais eficazes de estudar dessa forma. 

Os projetos envolvem começar com um problema desafiador, sem respostas fáceis e que possam ser conseguidas rapidamente, como no Google. É necessário estimular a imaginação, incentivando a busca por soluções.

2. Descubra que tipo de aprendizado funciona para você

Existem várias formas de absorver conteúdo. De repente, a que funciona melhor para você não é boa para outra pessoa e vice-versa.

Por isso, vale a pena encontrar novas abordagens. Um exemplo são as fichas de estudo e os mapas mentais, que ajudam muito a memorizar os conteúdos e são grandes aliados de quem não gosta de estudar.

Pode ser que você funcione melhor com conteúdo audiovisual. Então, aulas online e revisões pela internet podem ser uma boa pedida.

3. Foque em resolver problemas

Uma solução para quem não gosta de estudar é focar em métodos mais dinâmicos e divertidos. 

Algumas atividades colaborativas que podem tornar o estudo mais fácil são:

  • crie cartões de revisão;
  • faça buscas na web para coleta de informações e dados;
  • assista a vídeos curtos sobre pontos de estudo importantes;
  • faça resumões;
  • crie mapas mentais;
  • ouça podcasts;
  • veja documentários e filmes.

4. Estabeleça metas

Ter metas e uma ideia clara do ponto final ajuda – e muito – a não se perder em meio aos estudos. Faça uma lista de tarefas todos os dias, monte um cronograma e dedique um tempo para estudar cada matéria necessária. Feito isso, vale a pena se “premiar” ao conquistar esses objetivos. Pode ser uma hora de lazer ou um horário de descanso.

Eliminar todas essas pendências dará um sentido de missão cumprida e, assim, você ficará mais satisfeito em estudar, mesmo não gostando muito.

Como estudar de forma leve e divertida

Estudar pode ser um negócio difícil pra muita gente. Como sabemos disso e somos brothers dos alunos, a gente criou aulas online divertidas e com os melhores profissionais pra você aprender da melhor forma!

Disponíveis quando e onde você estiver, as aulas online do Descomplica para o Encceja trazem tudo o que cai na prova e oferecem conteúdo adicional, como vídeos, gabaritos de exames e muitas dicas pra você se sair bem no exame.

Conheça as aulas online para o Encceja do Descomplica e venha fazer parte do nosso time de alunos que conseguiram o tão sonhado diploma!