• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Guia completo para acompanhar o resultado da Encceja

O resultado da Encceja é algo aguardando ansiosamente por milhares de estudantes brasileiros. Liberado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ele credencia alunos para concluírem o Ensino Fundamental ou Médio e abre portas para oportunidades no mercado de trabalho.

Quem presta esse exame deve acompanhar o processo de liberação dos resultados para identificar se o seu desempenho é suficiente para conseguir os certificados de conclusão do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Guia completo para ver o resultado da Encceja

O passo a passo para acessar os resultados do Encceja é o seguinte:

1.     Acesse a Página do Participante do Encceja

2.     Insira seu CPF, senha cadastrada no momento da inscrição e a figura que aparece 

3.     Clique na edição desejada do Encceja

Ao fazer isso, você acessa os resultados do exame e confere se está apto para obter o Certificado de Conclusão. Para isso, é necessário seguir verificar as notas recebidas e o mínimo exigido pelo exame.

Geralmente, o boletim de desempenho com o resultado da Encceja é liberado no mês de outubro, porém essa data pode variar de acordo com a data de aplicação da prova.

Como é calculada a nota do Encceja

O cálculo da nota do Encceja é feito usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), ou seja: questões mais difíceis e com menos acertos valem mais.

Para conquistar a certificação, é preciso:

  • Atingir, no mínimo, 100 pontos em cada área do conhecimento, sendo 200 a nota máxima;
  • Tirar pelo menos 5 de 10 pontos na Redação.

Uma facilidade que o Encceja oferece é a declaração de proficiência. Se você foi bem em uma área de conhecimento e mal em outras, no ano seguinte só precisa fazer as provas nas matérias em que atingiu a nota mínima.

O que fazer depois de obter o certificado do Encceja

Você passou na prova do Encceja? Agora é hora de obter o diploma. Para isso, basta imprimir o boletim e se dirigir a uma instituição certificadora que conste no edital da prova. Em geral, são Secretarias Estaduais de Educação ou Institutos Federais de Educação Tecnológica que são responsáveis por emitir esse certificado ao estudante.

Se você tiver o diploma de conclusão do Ensino Fundamental, é o momento de focar os estudos para terminar o Ensino Médio. Se, por outro lado, o Encceja te certificou no Ensino Médio, chegou o momento de prestar o Enem e tentar uma vaga na faculdade!

Você sabia que um diploma de Ensino Médio ou Superior pode representar um aumento de salário considerável? Por isso, investir seus esforços na realização do Encceja é algo muito valioso que você pode fazer pelo seu futuro.

Com o Descomplica, você se prepara para a prova do Encceja de forma 100% online e acessível! 😱