• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Redação do Encceja: o que não pode faltar

O Encceja é um exame voltado a quem não concluiu o Ensino Fundamental ou Médio. Vale a pena saber como funciona sua redação.

O Encceja, exame destinado a quem não concluiu o Ensino Fundamental ou Médio, é realizado pelo Ministério da Educação (MEC). Ele é essencial para quem deseja cursar uma universidade e, por isso, é preciso entender o que não pode faltar na redação do Encceja.

Melhorar o currículo, ter acesso a um curso superior e aumentar suas qualificações profissionais são alguns dos motivos que levam as pessoas a realizarem o Encceja. Para garantir que sua nota seja ótima e você passe no exame, vale a pena conhecer a estrutura da redação.

Antes de mais nada, é importante você entender como funciona a prova do Encceja.

O que é o Encceja e para que serve o exame

O Encceja é um exame muito parecido com o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A avaliação inclui quatro cadernos de provas com 30 questões cada, totalizando 120 questões objetivas e uma redação.

As disciplinas abordadas são Linguagens (Português), Matemática, Ciências Humanas (História e Geografia) e Ciências Naturais. As provas são aplicadas em um único dia, nos períodos da manhã e da tarde e vale muito a pena prestar atenção à redação para se sair bem no exame.

Isso porque, além de fundamental para a aprovação do candidato, ela vale um total de dez pontos, sendo que o mínimo aceito é a nota cinco.👉 Leia também: 3 dicas imperdíveis para uma conclusão de redação digna de 1000

O que não pode faltar na redação do Encceja

A redação do Encceja pede um texto dissertativo-argumentativo, ou seja: é preciso apresentar um ponto de vista sobre um tema pedido, expondo ideias que reforcem a sua visão.

É fundamental dividir seu texto em, no mínimo, três parágrafos. No primeiro, é apresentado um pouco do tema e seu ponto de vista. Depois, vem o desenvolvimento, com exposição de ideias e os problemas identificados. A conclusão vem por último, propondo o que deve ser feito para melhorar essa situação.

Importante: fugir do assunto pode fazer com que você zere a nota. Por isso, preste máxima atenção ao tema da prova e se mantenha nessa mesma linha.

É preciso, ainda, atentar para a norma culta da Língua Portuguesa. Preste atenção a pontuação, acentos e à escrita das palavras, sempre atentando para a concordância verbal e nominal.

O candidato deve escrever no mínimo cinco linhas e, no máximo, 25 linhas. Evite textos curtos demais e explore sua capacidade de argumentar e explorar conhecimentos, com uma proposta de intervenção para o tema.

O que pode cair na redação do Encceja

Os temas solicitados nas redações do Encceja são os considerados relevantes para a sociedade. Por isso, é importante ler muito e se informar sobre acontecimentos atuais e que estejam em evidência nas discussões.

Informar-se bem, ler jornais e revistas, bem como assistir a telejornais de qualidade é essencial para produzir uma boa redação no Encceja e redigir uma argumentação de qualidade.

Os temas mais frequentes na redação do Encceja são:

  • Área ambiental: poluição, água, lixo, florestas, energia, dengue, pandemias;
  • Área social: intolerância e preconceito, pobreza, educação, bullying, violência;
  • Área tecnológica: internet, celulares, video games, redes sociais;
  • Área da saúde: obesidade, DSTs, drogas.

Seguidas essas recomendações e feita a “lição de casa”, com estudo de temas atuais e desenvolvimento da sua capacidade de argumentação, é possível se sair bem na redação do Encceja.

Invista na sua formação e veja como uma nota boa no Encceja pode te dar o passaporte para a faculdade dos seus sonhos!

Veja também: Prova do Encceja – Como funciona? Como me preparar? Devo fazer?

Nesse vídeo nós te ajudamos a entender finalmente o que é o ENCCEJA: O que é? Como funciona? Você deve fazer? Como se preparar?

Aqui, a Mafê explica tintim por tintim pra você acabar de vez com suas dúvidas sobre o exame, e se for o caso, começar a estudar com a gente! Até porque você sabe que o Descomplica também te prepara para o Encceja, não sabe? 💚

A maior sala de aula direto da sua casa

Junte-se aos 50 mil alunos que descobriram como melhorar os resultados estudando online para o Encceja!

👉 Quero estudar!