• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Qual é a nota mínima para passar no Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma forma gratuita e rápida de conseguir um diploma de Ensino Fundamental ou Médio. Ele abre inúmeras portas para o mercado de trabalho e permite que o aluno chegue à faculdade, mas qual é a nota mínima para passar no Encceja?

O Encceja tem dois níveis de certificação: para o Ensino Fundamental e para o Médio, que são compostos por quatro provas objetivas (cada uma com 30 questões), além da redação.

Para o Ensino Fundamental, as matérias cobradas são:

·      Ciências Naturais

·      Matemática

·      Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação

·      História e Geografia

Para o Ensino Médio, o conteúdo engloba:

·      Ciências da Natureza e suas Tecnologias

·      Matemática e suas Tecnologias

·      Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação

·      Ciências Humanas e suas Tecnologias

Quanto, afinal, é preciso tirar neste exame para conseguir um diploma? A gente te explica a seguir!

Nota mínima para passar no Encceja

Para que o aluno conquiste a certificação completa do Ensino Fundamental ou Médio, é preciso atingir uma pontuação mínima nessas áreas do conhecimento.

O participante deve atingir pelo menos 100 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento, além de ter nota igual ou maior do que 5 na redação. 

Caso o participante atinja a nota mínima exigida em apenas uma das quatro provas (ou em mais de uma, mas não em todas), ele receberá uma declaração de proficiência, mas não o diploma. Se isso acontecer, ele pode fazer novamente no Encceja no próximo ano e conseguir a certificação que faltou.

Quem pode fazer o Encceja

A inscrição no Encceja acontece uma vez por ano e o exame é totalmente gratuito. O público-alvo são jovens e adultos que não conseguiram terminar o Ensino Fundamental ou Médio na idade considerada padrão.

Para o Ensino Fundamental pode se inscrever quem tiver pelo menos 15 anos completos. Para o Ensino Médio, a idade mínima é de 18 anos.

Todo o processo é feito pelo site oficial do Encceja, usando o CPF e a data de nascimento. Ali, o candidato também conhece o local de prova, horários e documentos exigidos no dia do exame.

As provas do Encceja são realizadas em um dia, em dois turnos. Pela manhã, das 9h às 13h, são aplicados os testes de Ciências Naturais e Matemática, para quem opta pela certificação do Ensino Fundamental, e Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias para quem escolhe o Ensino Médio.

À tarde, das 15h30 às 20h30, é a vez de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Matemática para o Ensino Fundamental e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias para o Ensino Médio.

Por que vale a pena fazer o Encceja

Quando você conquista o certificado de Ensino Fundamental ou Médio, há a possibilidade de dar um salto na carreira e rumar para novas certificações como o Enem, que dá acesso ao Ensino Superior.

Se você fizer o Enem, poderá, com essa nota:

·      Disputar uma vaga em universidades públicas e institutos federais;

·      Disputar bolsas de estudos em faculdades particulares;

·      Entrar direto em faculdades privadas;

·      Obter crédito estudantil para financiar os estudos de um curso superior (FIES).

O Encceja pode ser visto como um passaporte para melhores condições de vida e trabalho para milhares de pessoas. Vale a pena se dedicar aos estudos e fazer bonito no exame, seja para o Ensino Fundamental ou para o Médio.

Que tal conhecer o programa de aulas para o Encceja do Descomplica? No vídeo abaixo nós te ajudamos a entender finalmente o que é o ENCCEJA. 

Aqui, a Mafê explica tintim por tintim pra você acabar de vez com suas dúvidas sobre o exame, e se for o caso, começar a estudar com a gente! Até porque você sabe que o Descomplica também te prepara para o Encceja, não sabe? 😉