• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Conheça agora a prova para concluir o Ensino Médio

O sonho de grande parte das pessoas é concluir os estudos e ter acesso à faculdade, não é? Quem não teve a chance de finalizar o Ensino Médio por questões financeiras, de trabalho ou saúde tem a chance de fazer isso com um exame gratuito: o Encceja.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é realizado pelo Inep e permite que jovens e adultos concluam o Ensino Médio, podendo se inscrever em exames como o Enem, por exemplo.

Quer entender como funciona o Encceja e o que fazer para concluir o Ensino Médio? O Descomplica te ajuda nisso!

O que é o Encceja e qual é seu objetivo

O Encceja é um exame gratuito e voluntário, destinado a jovens e adultos que vivem no Brasil ou no exterior, incluindo pessoas privadas de liberdade e que não tiveram a oportunidade de concluírem seus estudos na idade adequada.

Quem não concluiu o Ensino Médio pode obter seu diploma fazendo essa prova, aplicada em um dia. O requisito mínimo para conseguir isso é ter 18 anos completos no dia da prova. 

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos válido para o Ensino Médio é composto por uma prova que engloba as seguintes disciplinas:

·      Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;

·      Matemática e suas Tecnologias;

·      Ciências Humanas e suas Tecnologias;

·      Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Para conseguir uma nota que permita ao estudante obter o diploma do Ensino Médio, é fundamental estudar e se preparar adequadamente para a prova. O próprio site do Inep disponibiliza um material didático pedagógico, mas existem cursos específicos online que oferecem todo o conteúdo da prova e preparam o aluno para conseguir uma boa nota no exame. 

👉 Confira o plano de aulas para o Encceja do Descomplica

No total, o Encceja é composto por 30 questões objetivas para cada turno da prova (matutino e vespertino). Elas são criadas com base em quatro habilidades, que são:

·      Domínio de linguagens;

·      Compreensão de fenômenos;

·      Enfrentamento e resolução de situações-problema;

·      Capacidade de argumentação e elaboração de propostas. 

Além disso, o exame requer a produção de um texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

Quem faz o Encceja pode fazer o Enem?

A resposta para essa pergunta é “sim”. Quem fez o Encceja pode, depois, fazer o Enem para concorrer a uma vaga no Ensino Superior. 

Para tanto, é necessário atingir a nota mínima do Encceja para concluir o Ensino Médio. O mínimo são 100 pontos em cada área do conhecimento, sendo que o candidato precisa acertar, em média, de 10 a 12 questões das 30 de cada área do conhecimento. A nota da redação também precisa ser maior que 5.

Com o diploma de Ensino Médio em mãos, é muito mais fácil conquistar melhores oportunidades no mercado de trabalho e chegar à universidade por meio do vestibular ou Enem. 

Quem deseja aprimorar seus estudos e aprender cada vez mais se beneficia muito do Encceja e do Enem. Invista neles!

Ah! Quer estudar para o Encceja e conseguir seu diploma para o Ensino Médio? Conheça as aulas do Descomplica e veja como é fácil se preparar para o exame com quem entende do assunto!