• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como se preparar para a prova de Linguagens do Encceja?

A prova do Encceja é feita para quem deseja tirar o certificado do Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Se você vai prestar o exame, fique atento que hoje vamos te ensinar como se preparar para a prova de Linguagens do Encceja

Passando no exame do Encceja, o candidato pode prestar concursos públicos e ter a oportunidade de ir em busca da tão sonhada vaga na Universidade.

Mas para alcançar algum dos objetivos acima, devemos nos preparar, não é mesmo? No ano de 2021 teremos até então previstas duas edições! 

Por isso, nós separamos algumas dicas importantes para a prova de Linguagens do Encceja. Fique atento e se jogue nos estudos para arrasar na prova!

Quer entender tudo sobre a prova do Encceja? Então vem com a gente que é sucesso!  

Estrutura da prova de Linguagens Encceja

A prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, é uma das áreas que você será avaliado no Encceja. 

Ela contém 30 questões, ao contrário do Enem, que possui 45, e não existe nenhuma separação das questões de língua estrangeira, ou seja, elas estão “misturadas” com as demais de língua portuguesa. 

Além disso, não há opção de escolha de língua estrangeira, sendo assim, na prova cai tanto questões sobre Inglês como sobre Espanhol. 

Não se preocupe, pois a parte de língua estrangeira é instrumental, isto é, a pergunta e a resposta são na sua língua materna, apenas o texto que será lido é escrito em outra língua.

Fique muito atento, pois pra prova do Encceja o termo “Linguagens” é considerado de forma mais aberta. Como assim? 

Ela divide-se entre questões de:

  • Língua Portuguesa;
  • Línguas Estrangeiras Modernas – línguas derivadas do latim – no nosso caso Inglês e Espanhol;
  •  Linguagem Tecnológica, isto é, voltadas para comunicação;
  • Linguagem Corporal, por exemplo, questões voltadas para o esporte.

Hora de estudar! O que fazer?

A prova do Encceja é bem diferente do famoso Enem. Os textos são mais curtos, pois estão ali para avaliar as suas habilidades de leitura e interpretação

Além disso, os enunciados são mais objetivos, não possuem tantos termos técnicos, você não vai encontrar tantas pegadinhas e, ao contrário do Enem, cobra gêneros textuais. 

A nossa dica é: conheça a prova. Treinar fazendo questões para conhecer e se familiarizar com o modelo da avaliação é importante para entender o padrão das questões e não ficar perdido na hora da prova. 

Uma dica: Leia o enunciado antes de ler o texto, assim você tem um objetivo mais claro do que está buscando e, é claro, ainda economiza aquele tempo maneiro. 

Gostou das dicas? O Descomplica pode te ajudar ainda mais e se preparar para a prova com o nosso curso preparatório.