• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como se preparar para a prova de Ciências Humanas do Encceja?

Para se preparar para o Encceja, é necessário conhecer um pouco mais da prova, não é mesmo? Pensando em te ajudar, separamos várias dicas divididas por matérias, hoje é a vez de saber como se preparar para a prova de Humanas do Encceja.

Mas e aí, já começou o seu planejamento e seus estudos? Não? Então, pega algumas dicas preciosas com a gente pra você tirar uma nota mara.

Estrutura geral da prova 

O Encceja tem duas provas na parte da manhã e duas provas na parte da tarde em um mesmo dia. A prova de Ciências Humanas e suas tecnologias é composta de 30 questões, assim como as outras três matérias. 

Das 30 questões de Humanas, você precisa acertar no mínimo 12, mas não é por isso que você não vai estudar, ok? Se concentre em acertar o máximo possível pra ter uma nota legal!

Como se preparar para a prova de Humanas

Uma dica que vai te ajudar bastante é fazer as provas dos anos anteriores com calma para entender a estrutura do exame. Depois de ter entendido como funciona a prova, chegou o momento de fazer simulados.

Além de treinar o tempo que você leva para fazer as questões, ele também mede o seu desempenho a partir dos números de acertos feitos. A partir daí, você pode ir evoluindo e garantir um bom resultado.

Como a prova do Encceja é feita pra você conseguir seu diploma, as alternativas estão associadas com o que está sendo cobrado. Por isso, explore a prova dos anos anteriores e veja o que mais cai no em Ciências Humanas do Encceja e em outras matérias.

O site do Inep disponibiliza não só os editais, mas também as provas dos outros anos com gabarito e material para você estudar. Não perca tempo! 

Aqui você não fica sem saber como se preparar para a prova de Humanas do Encceja e de nenhuma outra matéria que cai na prova!

Na hora da prova

Uma dica para não ficar cansado no momento da prova, com soninho ou preguiça de ler vários textos é fazer uma leitura ativa. Hmmmm… o que é isso? É de comer? A gente te explica.

Leitura ativa é, basicamente, uma técnica bem simples que consiste em grifar partes do texto e fazer pequenos resumos dos seus parágrafos. Fácil, né? 

Outra dica é ficar atento ao que está sendo pedido pela questão, isto é, lembrar que as alternativas estão associadas e dialogando também com elas e com o próprio texto.  

A prova do Encceja muda a vida de muitas pessoas e a Descomplica adora fazer parte disso. Para te ajudar a se preparar para o exame, temos o nosso curso online preparatório para o Encceja. Corre lá e conte com a gente pra arrasar na nota!