• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O que pode cair na prova do Encceja 2021?

O Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é um exame que acontece anualmente. Ele certifica quem não concluiu seus estudos no tempo regular, concedendo certificados para Ensino Fundamental e Médio. Se você vai prestá-lo neste ano, é importante saber o que pode cair na prova. 

Gratuito, o Encceja é uma baita oportunidade de concluir seus estudos. Entretanto, é muito importante se dedicar e se preparar para o exame, composto por 30 questões para cada disciplina, mais a redação.

Como a gente é super brother de quem vai prestar o Encceja, te ajudamos com dicas do que pode cair na prova de 2021. Se liga!

Por que vale a pena fazer o Encceja

O Encceja é uma oportunidade para quem não conseguiu concluir o Ensino Fundamental ou Ensino Médio. O exame requer uma idade mínima de 15 e 18 anos, respectivamente. 

Quem passa nele tem acesso a um certificado que abre portas para melhores oportunidades de trabalho, além da chance de fazer o Enem e entrar na universidade.

Um exame com essa importância não pode passar batido, né? Tem que estudar pra caramba e ganhar um notão!

Vale a pena conhecer as matérias abordadas, fazer edições anteriores da prova e se arriscar em simulados pra ver a sua nota. E nisso o Descomplica pode te ajudar – e muito!

Conheça o curso preparatório para o Encceja do Descomplica 

O que pode cair na prova do Encceja 2021

O Encceja cobra conteúdos que são estudados ao longo do Ensino Fundamental ou Médio, dependendo da prova que você escolher.

Para o Ensino Fundamental, as disciplinas são:

Matemáticas, 

Ciências, 

História e Geografia, 

Língua Portuguesa, 

Língua Estrangeira, 

Educação Artística 

Educação Física

Para o Ensino Médio, é preciso estudar:

Ciências da Natureza e suas Tecnologias, 

Ciências Humanas e suas Tecnologias, 

Linguagens, 

Códigos e suas Tecnologias,

Matemática e suas Tecnologias.

É claro que esses temas são muito amplos e, dentro deles, pode haver inúmeros conteúdos. Entretanto, um ponto em comum nas provas do Encceja é a valorização do conhecimento do aluno.

Na prática, isso significa que a prova avalia suas experiências de vida ou o resultado das atividades desenvolvidas em sala de aula. Conhecimentos obtidos ao longo da vida são muito valorizados nesse tipo de exame. 

A melhor forma de entender o que cai no Encceja 2021 é acessando a apostila de conteúdos  disponibilizada pelo Ministério da Educação. Ali, estão reunidos os conteúdos que podem ser cobrados na prova.

Além disso, resolver questões de edições anteriores do Encceja ajuda – e muito – a compreender a estrutura da prova e ter uma ideia de ritmo para não se perder em relação ao tempo. Vale a pena resolver essas provas com o máximo de atenção e ver sua nota depois. 

Outro ponto importante e que não deve passar batido é a divisão das matérias na prova. Como o Encceja reúne várias disciplinas, cada área de conhecimento tem 30 questões objetivas, além da redação. 

A redação, aliás, é um problemão pra muitos candidatos. Ela te aterroriza também? Relaxa que você não está sozinho, bebê!

Pra se dar bem nessa parte, o segredo é seguir uma estrutura simples de texto, respeitando a proposta da prova (leia bem essa parte) e compreendendo o motivo de aquele tema estar ali. Depois, desenvolva sua tese, reunindo argumentos para sustentá-la.

Pra ser aprovado no Encceja, você precisa acertar pelo menos 50% da prova. As provas objetivas recebem pontuação de 0 a 200, ao passo que a redação tem nota de 0 a 10.

Se você conseguir essa nota, aí é só correr pro abraço! Compareça a uma unidade de Secretaria de Educação ou de instituto federal conveniado ao INEP, apresente sua documentação e pegue o certificado!

O Descomplica tem um programa de aulas top pra quem vai prestar o Encceja 2021. Só professor sensacional dando aulas online, que você acessa quando e onde quiser!