• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Melhores livros de estudo para o Encceja

Vai fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja)? Ai, meldels! Que emoção!

Este exame é a porta de entrada para melhores oportunidades pra sua vida profissional e pode também permitir que você faça o Enem e chegue à faculdade, já pensou? Por isso, vale estudar muito pra passar e conseguir aquele notão, né?

No processo de estudos para o Encceja, é muito importante contar com um material de apoio, como livros, que ajudam a entender melhor os conteúdos e entender o que é cobrado na prova.

Você sabe quais são os melhores livros de estudo para o Encceja? A seguir, a gente te conta tudo sobre eles. Se liga!

Como estudar para o Encceja usando materiais de apoio

Quando você monta um cronograma de estudos para o Encceja, precisa considerar materiais de apoio e livros que ajudam a se preparar para o exame. Nesta hora, qualquer ajuda conta muito e, por isso, é essencial saber como usar tudo isso.

A primeira dica de brother que a gente te dá são os materiais oferecidos pelo Inep, instituição que promove o Encceja. Em sua página, há cadernos de questões e gabaritos de edições passadas, além de apostilas com conteúdo específico pra quem deseja uma certificação do Ensino Fundamental ou Médio.

O negócio, aqui, é saber explorar esses materiais, que são uma dica mega preciosa pra quem vai prestar o Encceja. Olha só:

Você deve saber que o Encceja cobra algumas habilidades e competências diferentes de outros exames. Isso porque as questões são formuladas com o objetivo de avaliar o conhecimento técnico-científico dos candidatos, apresentando situações-problema do cotidiano.

Sem um bom plano de estudos para o Encceja, fica muito difícil conseguir passar no exame. Então, vale a pena aprender a usar os livros do Encceja para estudar.

O Livro do Estudante do Encceja é um material desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Inep. Seu objetivo é ajudar o candidato a entender melhor o que será exigido em cada exame. 

Quando você acessa o livro do estudante, encontra apostilas com as quatro áreas de conhecimento da prova e acessa informações como:

·      Conhecimentos que avaliarão a competência do participante;

·      Como desenvolver essas competências;

·      Respostas dos exercícios. 

Ah, tá, mas como eu me organizo com todos esses livros?

Pera que é fácil! O site do Inep oferece esses arquivos por etapa de ensino e área de conhecimento.  

Para o Ensino Fundamental, estão disponíveis os Cadernos de Questões de ciências naturais; história e geografia; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física.

Já para o Ensino Médio, o candidato pode acessar os Cadernos de Questões de ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias.

Como são divididos os Livros de Estudos para o Encceja

Os livros oferecidos no site do Inep funcionam assim:

Livro do Estudante: este material, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Inep, ajuda a compreender melhor o que será cobrado nesse formato de exame. 

Cada capítulo explica os conhecimentos que vão avaliar a competência do participante. Na sequência, ensina como desenvolver essas competências por meio de atividades. As respostas dos exercícios podem ser encontradas no fim do capítulo. 

Cadernos de questões e gabaritos:  os arquivos são disponibilizados por etapa de ensino e área de conhecimento. Há os Cadernos de Questões regulares e também os acessíveis (prova ampliada, prova superampliada e prova ledor) dos últimos anos. Ao clicar no botão “Prova” o usuário abrirá um arquivo zipado com esses quatro Cadernos de Questões distintos.

Quem obtém a nota mínima exigida em todas as quatro áreas de conhecimento e na redação poderá obter o certificado do Ensino Fundamental ou Médio emitido pelas Secretarias de Estado de Educação. 

Parece fácil estudar para o Encceja com esses livros, não acha? Entretanto, se você achar que tá puxado o estudo, conheça os planos de estudos do Descomplica para o Encceja!

Nossas aulas online para o Encceja incluem:

·      Plano de estudos focado no que mais cai no Encceja

·      80 horas de videoaulas objetivas

·      Aulas de redação

·      Aulas ao vivo de Atualidades

·      Aulas de organização e planejamento de estudos

·      Acesso a provas anteriores do Encceja

·      Material de apoio com exercícios

·      Aulas sobre o edital e estrutura da prova

·      Encontros ao vivo para tirar dúvidas sobre a plataforma

Investir nas aulas do Descomplica é tudo de bom, não acha? Você tem autonomia pra estudar na hora em que quiser, onde estiver e pagando um precinho supimpa!