• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Inscrito no Encceja que faltar à prova terá que pagar taxa

Valor ainda não foi divulgado pelo Inep

O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é uma prova gratuita que garante certificações de ensino fundamental e ensino médio para pessoas que não concluíram a educação básica na idade prevista. No entanto, o edital de 2018 trouxe uma novidade: o participante que não comparecer ao exame e quiser se inscrever novamente no ano seguinte, mas não justificar sua ausência, vai precisar pagar uma taxa.SAIBA O QUE CAI NA PROVA DO ENCCEJA

O valor dessa multa ainda não foi divulgado. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão que aplica o exame, vai comunicar o preço somente quando lançar o edital de 2019.

O participante que se encontrar nessa situação e não quiser pagar o valor, precisa justificar sua ausência no sistema de inscrição da prova no próximo ano. Essa justificativa precisa ser feita com comprovação de atestado médico, documento judicial, certidão pública ou boletim de ocorrência que comprove e justifique a falta. O Inep não aceita declarações emitidas pelo próprio candidato ou por seus pais e responsáveis.

O Encceja é composto por quatro provas e o participante pode se inscrever separadamente em cada uma delas. Isso porque se no ano anterior já tiver garantido a nota necessária em três provas, mas reprovado em matemática, por exemplo, pode refazer somente a prova em que reprovou. Esse valor só será cobrado caso o candidato tenha faltado às provas para as quais se inscreveu. Ou seja, se tiver se inscrito em três, de um total de quatro provas, e comparecido em apenas uma delas, está livre da taxa.

Se por algum motivo você não concluiu o ensino básico no período previsto, o Encceja é uma ótima opção para conseguir seu certificado. O Descomplica está aqui para te ajudar nesse caminho com nosso curso, vamos juntos começar a estudar? 🙂

A maior sala de aula direto da sua casa

Junte-se aos 50 mil alunos que descobriram como melhorar os resultados estudando online para o Encceja!

👉 Quero estudar!