• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

7 informações importantes para quem vai fazer Encceja

Quem vai fazer Encceja tem que ficar atento a alguns pontos fundamentais pra se dar bem na prova, afinal essa é uma baita oportunidade de conseguir um certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio. 

Vale a pena ler todas as informações importantes e ficar por dentro de tudo sobre a prova que está prevista para agosto de 2021. 

Vem com o Descomplica entender o funcionamento do Encceja e conheça todos os truques pra se dar bem no exame!

7 dicas importantes para que vai prestar o Encceja

O Encceja 2020 deve acontecer no dia 29 de agosto de 2021, segundo a nova data divulgada pelo Inep. Dos 1,6 milhão de inscritos, 301 mil buscam a certificação no Ensino Fundamental e 1,3 milhão tentam o diploma do Ensino Médio.

Para fazer o exame e tentar o certificado do Ensino Fundamental, é importante destacar que o candidato deve ter, no mínimo, 15 anos completos na data da prova. Já para tentar o certificado do Ensino Médio, a idade requerida é 18 anos completos.

Se liga nas dicas sobre o Encceja e não perca nada do exame!

1. O que é exatamente o Encceja? Como ele surgiu?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Ela foi criada em 2002, com o objetivo de avaliar o conhecimento das pessoas que voltaram a estudar porque não puderam concluir o Ensino Fundamental ou Médio na idade adequada. 

Acontece que, em 2009, o Inep designou a certificação do Ensino Médio para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que se tornou a porta de entrada para o Ensino Superior. 

Diante disso, o Ministério da Educação decidiu rever sua decisão e passou a adotar, em 2017, o Encceja 2017 para a certificação do Ensino Médio. 

Se o aluno passar no Encceja, o diploma conquistado terá o mesmo valor que o obtido em uma escola de Ensino Fundamental ou Médio.

2. Quem pode participar do Encceja?

Podem fazer o Encceja jovens e adultos que moram no Brasil ou no exterior. Pessoas privadas de liberdade que não terminaram os seus estudos na idade apropriada também têm essa possibilidade. 

O único requisito mínimo é ter pelo menos 15 anos completos no dia de realização do exame para o Ensino Fundamental. O Encceja para certificação do Ensino Médio exige uma idade mínima de 18 anos completos na data de realização do exame.

3. Como funcionam as provas do Encceja?

As provas do Encceja são aplicadas em um único dia (manhã e tarde). No total, são quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, além da redação (gênero dissertativo-argumentativo) com um tema pautado em relevância social, cultural ou política. 

O candidato obtém o certificado se tiver uma pontuação mínima de 100 (cem) pontos em cada prova. Já a redação tem a pontuação de 0 a 10 e, para o candidato ser aprovado, precisa atingir pelo menos 5 (cinco) pontos.

As provas do Encceja são estruturadas de acordo com áreas do conhecimento estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Elas funcionam assim:

Encceja Ensino Fundamental

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Encceja Ensino Médio

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias. 

4. Para que serve o resultado do Encceja?

Com o resultado do Encceja, os participantes podem obter a certificação do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou declaração parcial de proficiência. 

As notas exigidas são as seguintes:

  • Para certificação: você precisa conseguir o nível 100 em cada uma das provas objetivas e obter uma nota igual ou superior a 5,0 pontos na redação.
  • Para declaração parcial de proficiência: é preciso obter a nota mínima de 100 exigida em uma ou mais de uma das quatro provas, mas não em todas.

5. Como se preparar para o Encceja 2020

A prova do Encceja pode representar a conquista de melhores oportunidades de trabalho para os candidatos que a realizarem. Por isso, vale a pena se preparar para o exame e buscar a melhor nota possível.

Além de buscar no site do Inep as provas e gabaritos anteriores do Encceja, vale, ainda, criar um cronograma de estudos para o Encceja e contar com um material didático específico para a sua necessidade. 

O Descomplica oferece um plano de aulas para o Encceja que cabe no seu bolso e é totalmente flexível. Você tem aula com os melhores professores, pode acessar o conteúdo quando e de onde estiver e, ainda, tem as melhores dicas sobre o exame!

6. Como pegar o certificado do Encceja

Passou na prova e quer pegar seu certificado do Encceja?

A solicitação do certificado ou declaração de proficiência pode ser feita após a liberação dos resultados. 

Quem participou do Encceja Nacional deve entrar em contato com a Secretaria Estadual de Educação indicada no momento da inscrição. Depois, é só usar o diploma!

7. Qual é a diferença entre o Enem e o Encceja?

Ainda existe muita dúvida sobre a diferença entre o Enem e o Encceja. Vale a pena destacar que ambos são exames propostos pelo MEC, mas com finalidades diferentes. 

O Enem é destinado para quem deseja ingressar no Ensino Superior privado ou público. Já o Encceja é para conseguir a certificação do Ensino Fundamental ou Médio.

Quer se preparar para o Encceja com quem entende do assunto? Dá uma olhada nos cursos a distância para o Encceja do Descomplica e conheça melhor todas as nossas vantagens!