• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Qual é a importância da revisão para o exame Encceja?

Vai prestar o Encceja? A gente sabe que dá uma ansiedade danada antes da prova e, por vezes, você pensa que esqueceu tudo e o exame vai ser um desastre! Mas calma que a revisão antes do Encceja ajuda – e muito – a deixar essa sensação pra lá.

O Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é, pra muita gente, a forma de concluir o Ensino Fundamental e Médio. Quem está fora da idade escolar tem, nesse exame, a chance de conseguir um diploma e até entrar na faculdade depois.

Por isso mesmo, é comum que os estudantes se sintam nervosos nos meses que antecedem a prova e, para garantir que tudo saia como o planejado, nada melhor do que uma revisão para o Encceja!

Como funciona o Encceja e como estudar para o exame

As provas do Encceja, ao contrário do Enem, são realizadas em um único dia, nos turnos da manhã e da tarde. O teste é composto por 30 questões objetivas em cada turno, além de uma redação

A prova do Ensino Fundamental é diferente do teste do Ensino Médio, é claro, com disciplinas e assuntos que variam. Por isso, é importante ler antes o Livro do Estudante, disponibilizado pelo Inep com os conteúdos que serão cobrados no Encceja.

Depois, é hora de montar um cronograma de estudos, considerando seus pontos fortes e fracos, bem como o tempo que você tem disponível. Nesse momento, é preciso montar estratégias e rotinas de estudo pra conseguir abordar todo esse conteúdo – o que não é nada fácil. 

Para facilitar seu processo de estudo para o Encceja, algumas dicas são:

👉      Crie um plano de estudos: organizando dias e horários para estudar cada disciplina;

👉      Faça muitos exercícios do Encceja, de preferência das últimas provas;

👉      Entenda o funcionamento da prova e conteúdos recorrentes;

👉      Assista às videoaulas com os especialistas do Descomplica;

👉      Invista em material de apoio com teoria e exercícios.

Beleza, você fez tudo isso, investiu um tempão nos estudos e se sente preparado(a). Acontece que, se ainda faltarem dias ou semanas para a prova, dá tempo de fazer uma bela revisão.

Quer entender a importância da revisão para o Encceja e como fazer a sua? Dá uma olhada!

Importância de fazer uma revisão para o Encceja

Quando você revisa todos os conteúdos que podem ser exigidos no Encceja a poucos dias da prova, mantém sua memória “fresquinha”. Isso significa elevar as chances de acertar no dia do exame e ficar mais tranquilo(a), já que tem muito menos riscos de se esquecer de algo.

Contar com parceiros e plataformas de confiança ajuda muito a fazer uma boa revisão para o Encceja. O Descomplica te ajuda a encontrar edições anteriores do Encceja, gabarito de provas e muitas dicas pra você arrasar no exame. 

Ah, e não custa nada lembrar que as disciplinas abordadas no Encceja são:

Certificação do Ensino Fundamental

Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação;

Matemática;

História e Geografia;

Ciências Naturais.

Certificação do Ensino Médio

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação;

Matemática e suas Tecnologias;

Ciências Humanas e suas Tecnologias;

Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

E, se você estiver atrasado(a) e quiser dar um gás nos estudos para o Encceja ou fazer aquela baita revisão, se liga no plano do Descomplica para o Encceja! Temos os melhores professores em uma plataforma completa e fácil de usar – por um precinho mais do que amigo!