• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Erro na inscrição do Encceja: o que fazer?

Você se inscreveu para fazer o Encceja e, no sistema, aparece que a inscrição não está confirmada? Esse e outros erros na inscrição do Encceja podem acontecer e assustar alguns candidatos, mas saiba que há formas de corrigir esses problemas.   

Afinal de contas, por que recebo a mensagem de erro na inscrição do Enem? Se essa for a sua dúvida, nós vamos te ajudar! Aliás, é importante dizer que erros e bugs na inscrição para o Encceja podem acontecer e não necessariamente significam que você não está inscrito para a prova.

Quer conhecer os principais erros e bugs na inscrição do Encceja? Veja quais são eles e como resolver esses problemas!

Por que a inscrição do Encceja aparece como “não confirmada”?

Para muitos candidatos, a inscrição aparece como concluída com sucesso. Entretanto, mais abaixo, surge o status de situação da inscrição não confirmada.

O principal motivo para que isso aconteça é uma falha e um congestionamento no site do Inep, órgão que organiza e promove o exame. 

Imagine que, no momento da inscrição, milhões de participantes interessados em fazer o Encceja estejam acessando o portal ao mesmo tempo. Eles, então, podem enfrentar essa instabilidade que, geralmente, é resolvida rapidamente.

Principais falhas e bugs na inscrição para o Encceja

Durante os anos de realização do Encceja, foi possível reunir as principais falhas e mensagens de erros que os participantes enfrentam. A seguir, confira os bugs na inscrição do Encceja e o que fazer se eles aparecerem para você!

BUG: Fiz a inscrição para o Encceja do ano anterior, mas não compareci, não justifiquei ausência e tenho que pagar R$ 40 de taxa de ressarcimento. Entretanto, não consegui gerar o boleto.

SOLUÇÃO: siga o passo a passo de como gerar o boleto na página do participante do Encceja:

Entre no site do Inep e, depois, no portal Gov.br;

Crie uma conta única se ainda não for cadastrado ou insira os seus dados de acesso;

No portal do Encceja, clique na Página do Participante, em Boleto de Cobrança, na aba à esquerda, e, por fim, gere o boleto.

BUG: Tenho 15 anos e a página diz “participante não possui idade mínima para a realização do exame do Ensino Fundamental”.

SOLUÇÃO: este erro acontece com muitas pessoas. Geralmente, a causa é uma falha no sistema, que não foi atualizado. Recomendamos que você espere alguns dias até que o problema seja resolvido e tente novamente fazer a inscrição.

O mesmo acontece com que completou 18 anos, mas não consegue acessar a opção de fazer o exame do Ensino Médio.

BUG: Site do Encceja não pediu para que eu cadastrasse a senha

SOLUÇÃO: muitos inscritos afirmaram que concluíram a sua inscrição e não cadastram senha. Isso acontece porque, desde 2020, o site do Inep mudou para Gov.br. Então, se você já tiver uma conta ali, ela funciona também para o Inep. 

BUG: Não consigo entrar na página do participante

SOLUÇÃO: O ideal é usar o navegador Chrome para acessar a página do participante do Encceja.

Se mesmo assim não resolver, no portal do Inep, clique para entrar com GOV.BR, cadastre seu CPF e senha. Depois, volte a entrar com GOV.BR de novo.

BUG: Recebi a mensagem de dados inválidos

SOLUÇÃO: Alguns participantes nem conseguem entrar no sistema para se inscrever, porque recebem a mensagem de dados inválidos. Em geral, esse problema acontece porque CPF e data de nascimento não combinam.

Se isso acontecer, é preciso ligar no número 0800 616161 para falar com o atendimento do Ministério da Educação.

BUG: Inscrição para o Encceja não foi feita

SOLUÇÃO: Se você já cadastrou seu CPF no Gov.br e receber esta mensagem, será preciso se inscrever de novo. Depois da inscrição concluída com sucesso, você pode acessar novamente o portal do governo para consultar, acompanhar, alterar sua inscrição, inclusive nível certificador, de Ensino Fundamental para Ensino Médio, gerar GRU, etc.

Se a mensagem de erro continuar, continue atualizando a página.

BUG: Na etapa final, não consegui salvar minha inscrição

Depois de clicar no botão Salvar, a página não carrega! Se esse for o seu problema, tente o processo novamente em alguns dias. Provavelmente, trata-se de um problema técnico, que será corrigido pelo Inep. 

Acha que seu problema não é nenhum desses e não consegue fazer a inscrição para o Encceja? Então, vale ligar para o 0800 616161 e reportar esse erro técnico.

O Descomplica é parceiro de quem vai prestar o Encceja. Temos cursos online para o Encceja que vão te deixar super pronto para o exame. Vem conhecer!