• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Encceja Ensino Médio: o que estudar para a prova?

O Encceja Ensino Médio certifica que estudantes que não concluíram os estudos no período regular possam obter certificação. Com ela em mãos, é possível prestar concursos públicos e entrar na faculdade usando o Enem. Por isso, vale a pena entender o que estudar para a prova!

Entender o conteúdo exigido no exame e reunir os melhores materiais para estudar para o Encceja é essencial. Pra te ajudar, o Inep disponibiliza apostilas em seu site e, claro, o Descomplica tem as melhores aulas online pra quem precisa estudar para o Encceja Ensino Médio.

Vem com a gente entender tudo o que cai na prova do Encceja!

O que estudar no Encceja Ensino Médio

A prova do Encceja Ensino Médio engloba os seguintes assuntos:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Linguagens;
  • Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Além, é claro, da nossa querida redação, que não pode faltar nunca!

É importante dizer que o Encceja valoriza o conhecimento do aluno. Isso significa que as questões não tratam de um assunto específico, mas, sim, de maneira que o estudante seja desafiado a usar suas habilidades e conhecimentos de forma integrada.

Uma das melhores formas de estudar para o Encceja Ensino Médio é resolvendo questões de edições anteriores da prova. O Descomplica traz vários exercícios pra você. Se liga!

Além disso, é importante entender o estilo da prova. Assim, você melhora a assimilação do conteúdo e compreende a forma como as perguntas são apresentadas.

Onde conseguir as apostilas Encceja Ensino Médio

A base da prova do Encceja Ensino Médio está no Livro do Estudante, disponibilizado no site do Inep. Ali, você consegue baixar o livro de cada área do conhecimento exigida.

Como o Encceja busca avaliar o conhecimento técnico-científico dos candidatos por meio de situações-problema do dia a dia, essas apostilas são úteis para que o aluno desenvolva essas competências.

Um bom cronograma de estudos para o Encceja Ensino Médio também é importante, além das aulas online do Descomplica, que te preparam com foco no que o exame pede. 

Como estudar para o Encceja Ensino Médio

No Encceja, cada área do conhecimento tem 30 questões objetivas, além da prova de redação.

Para o Ensino Médio, são 30 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias no período vespertino.

As provas objetivas recebem pontuação de 0 a 200, sendo necessário ao menos 100 pontos para o candidato ser aprovado no exame. Para a redação, a nota é de 0 a 10, sendo 5 a nota mínima.

Abaixo, listamos os conteúdos mais cobrados no Encceja Ensino Médio, segundo o Inep. Olha só:

Linguagens e Códigos

Língua portuguesa: Linguagem verbal, visual e sonora; formas de linguagem; comunicação; sistemas de comunicação: publicitário, informativo, artístico e de entretenimento; Luis de Camões; Machado de Assis; Fernando Pessoa; Martins Pena; cultura literária; o que é um texto; função narrativa; características da narrativa; função expositiva;

Acha que acabou? Não acabou não!

Continuando… texto dissertativo; texto jornalístico; texto instrucional; função persuasiva; carta argumentativa; variação linguística e a norma culta; meios de comunicação; o surgimento da escrita; tecnologias da informação; tecnologias gráficas e de impressão; tecnologias eletrônicas audiovisuais; tecnologia da informática.

Língua estrangeira: a presença de várias línguas no nosso cotidiano; semelhanças e diferenças entre as línguas; os produtos culturais estrangeiros;

Educação Física: as transformações do movimento; a cultura do esporte; os benefícios do movimento; a influência do esporte.

Educação Artística: relação entre arte e beleza; o belo e os meios de comunicação; o nascimento da arte; Brasil pré-histórico; rituais e magias; Brasil, arte e religiosidade; música, dança, teatro e carnaval; transformações na arte; rompimento com o real.

Matemática

Razões trigonométricas; números complexos; sequências; sistema numérico; frações; números negativos; números irracionais; teorema de Pitágoras; ângulos; geometria 3D; os múltiplos e submúltiplos de uma unidade de medida; conversão entre sistemas de medida; medida de ângulos e arcos; escalas, plantas e mapas; velocidade média e tempo;

Pausa para dar aquela respirada…

Vamos que tem mais… comparar grandezas; razão e proporção; porcentagem; juros simples e compostos; pontos, retas e circunferências; equações algébricas, inequações e sistemas lineares; interpretação dos gráficos e tabelas; leitura de tabelas; uso de tabelas; leitura de gráficos; aproximações; variações e períodos; estatística; contagem, medida e cálculo de probabilidades; análise de dados; média aritmética.

Ciências Humanas

Identidade social; produção da memória e do espaço geográfico pelas sociedades humanas; diversidade do patrimônio cultural e artístico; formação e transformação dos territórios; trabalho e território; o êxodo rural; território e movimentos sociais; as divisões regionais do Brasil; formação de blocos econômicos; utilização do espaço terrestre; a água no planeta terra; industrialização e urbanização; densidade demográfica;

Eita? Muita coisa ai? E se eu te contar que tem mais?

Voltando… agricultura e pecuária; os problemas gerados pelo homem e suas possíveis soluções; fundação de Roma; o estado e o direito; o código legal; a limitação dos espaços; o despotismo; a igreja romana; os estados e o direito internacional; a ONU; o direito ao voto; o Brasil no século XIX; o século XX; o Brasil recente; a Constituição de 1988; produção industrial e consumo; a produção de lixo e de esgoto; a água doce e as cidades;

Mais uma pausa… E vai!

As diversas formas de poluição das cidades; impactos ambientais no campo; a agricultura tradicional e orgânica; a produção da energia; a hidroeletricidade; a produção e o processamento de petróleo; o álcool; as energias nuclear, solar, eólica e das marés; sistema fabril; as fontes de energia; a revolução tecnológica do século XX; Segunda Guerra Mundial; educação e trabalho; as tecnologias no campo; a globalização; medidas de tempo e espaço; meios de localização.

Ciências Naturais

Princípio da inércia; a eletricidade; os sinais e os códigos da ciência; processo de calagem; ambiente saudável; determinação de paternidade ou maternidade; a invenção do avião; a produção de alimentos; a poluição; Terceira Revolução Industrial; ondas e radiações; características do som a sua produção e recepção; características da luz aos processos de formação de imagens; variáveis como pressão, densidade e vazão de fluidos;

Cansou de novo? A gente da um tempinho…

Valendo! Biodiversidade; corrente, tensão, resistência e potência; reciclagem de recursos naturais e matérias-primas; propriedades químicas, físicas e biológicas da água perturbações ambientais e suas fontes;  transporte e destinos dos poluentes e seus efeitos nos sistemas naturais, produtivos e sociais; vantagens e desvantagens da biotecnologia; atividades sociais e econômicas; indicadores de saúde e desenvolvimento humano (mortalidade, natalidade, longevidade, nutrição, saneamento, renda e escolaridade); processos vitais do organismo humano (defesa, manutenção do equilíbrio interno, relações com o ambiente, sexualidade, etc.);

Muita coisa né? A gente sabe, mas estamos aqui pra te ajudar. Agora falta só mais um pouquinho pra terminar! Força!

Saúde individual e coletiva; processos de trocas de calor; transformações de energia; geração de energia; nomenclatura da química; transformações químicas e de energia (a partir de petróleo, carvão, biomassa, gás natural, e dispositivos como pilhas e outros tipos de baterias); importância social e econômica da eletricidade, dos combustíveis ou recursos minerais; transformações químicas e de energia envolvendo fontes naturais (como petróleo, carvão, biomassa, gás natural, e dispositivos como pilhas e outros tipos de baterias) e os riscos e possíveis danos decorrentes de sua produção e uso; fenômenos biológicos; indústria alimentícia, produção de medicamentos, decomposição de matéria orgânica; ciclo do nitrogênio; evolução dos seres vivos.

Precisa de uma forcinha pra estudar para o Encceja 2021? Vem com o Descomplica que é sucesso! Conheça nossos planos de aulas para o Encceja e veja como é fácil conseguir seu certificado e crescer na carreira! Ihuuu!