• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Encceja Ensino Fundamental: saiba o que estudar para o exame

Vai prestar o Encceja para Ensino Fundamental? Conhecer a estrutura do exame e saber o que estudar é fundamental para se preparar e conseguir o seu certificado!

Vale a pena destacar que a prova é aplicada em um só dia e, por isso, é essencial treinar seus conhecimentos, conhecer o formato do exame e entender o que cai no Encceja Ensino Fundamental.

Dividida em dois períodos, a prova do Encceja é aplicada de manhã e à tarde. São 120 questões (60 de manhã e 60 à tarde) divididas igualmente entre as principais áreas do conhecimento.

Em geral, o que cai no Encceja Ensino Fundamental são todas as matérias estudadas nesse período. Por isso, quem não concluiu seus estudos no período regular precisa fazer um cronograma de estudos bem feito para acompanhar tudo e dar conta dos conteúdos.

Quer saber o que é cobrado no Encceja Ensino Fundamental? A gente te ajuda!

O que estudar para o Encceja Ensino Fundamental?

Antes de saber as matérias que caem no Encceja Ensino Fundamental, é preciso entender o formato da prova e como ela é aplicada.

O formato do Encceja é bastante parecido com o do Enem, porém com menos questões. Outra vantagem é que não há disputa por vagas, como acontece com o Exame Nacional do Ensino Médio.

Não existe uma divisão clara de matérias no Encceja. Isso porque a ideia do Inep, instituto que organiza a prova, é que o aluno consiga resolver questões com múltiplos conceitos. Um exercício de Matemática com conceitos de História, por exemplo. 

Vale muito a pena baixar as edições anteriores do Encceja para resolver os exercícios e entender a estrutura da prova.

Feito isso, é hora de conhecer as matérias que caem no Encceja Ensino Fundamental!

A avaliação proposta pelo Ministério da Educação para a certificação do Ensino Fundamental tem quatro provas:

  • Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Artística e Educação Física)
  • Matemática
  • Ciências Humanas (História e Geografia)
  • Ciências Naturais

O Inep disponibiliza, em seu site, o Livro do Estudante e as Apostilas para te ajudar nos estudos. Além disso, apresenta as matérias que serão cobradas na prova. 

O que cai no Encceja do Ensino Fundamental

Linguagens e Conteúdos

Língua Portuguesa: linguagem verbal (oral e escrita); linguagens e formas de expressão; distinguindo os recursos das linguagens; escrita, leitura e análise de textos; subjetividade e objetividade; conotação e denotação; textos em verso; textos narrativos em prosa; comparação de textos; o tema de um texto; a literatura como memória da humanidade; gênero de texto; variação linguística e a norma culta; sentidos e significados das palavras; expressões idiomáticas; sinônimos e antônimos;

Língua Estrangeira: palavras e expressões em outras línguas; palavras emprestadas, que não são originais do português; recursos verbais e recursos não-verbais; o texto e seus elementos de organização; o texto e seus sentidos; instruções em língua estrangeira; as diferentes tradições.

Educação Física: elementos do movimento humano; convenções e códigos de comunicação pelo movimento; movimento e atividades de lazer; a dança; o teatro; o público nas manifestações artísticas.

Educação Artística: artes visuais; o olhar brasileiro na arte; arte e cultura; música e dança, sons e movimento; teatro como espelho do cotidiano.

Matemática

Grandezas matemáticas no cotidiano; resolução de problemas, raciocínio lógico; números positivos e negativos; conjuntos numéricos; leitura de escrita numérica; a história da geometria; principais formas geométricas, interpretar informações e aplicar estratégias geométricas na solução de problemas do cotidiano; unidades de medida (distância, peso, energia, horas e datas). velocidade média e proporcionalidade; representação gráfica da variação de grandezas; porcentagens e razões; fórmulas e equações; interpretação de gráficos; notação científica e as potências; combinações; porcentagens; probabilidades.

Ciências Humanas

A chegada dos portugueses; a fixação das fronteiras brasileiras;  as terras indígenas; o transporte no Brasil; fluxos migratórios no Brasil; as décadas de 1950 e 1960; as décadas de 1960 e 1970; Crescimento econômico e danos ao meio ambiente; mudança no espaço geográfico brasileiro, terras de quilombolas; os quilombos nos dias de hoje; a história do quilombo no vale do ribeira; identidade cultural; patrimônio cultural; as leis trabalhistas; lutas recentes sobre o processo de flexibilização da CLT; sociais, cidadania e democracia; os movimentos indígenas e a questão das terras; distribuição da população urbana e rural no Brasil; o crescimento das cidades; a questão do campo; distribuição regional no Brasil moderno; desigualdades; o uso e apropriação dos recursos naturais no campo e na cidade; saneamento e desmatamento; diferentes transformações dos ambientes; o clima e os recursos naturais; problemas ambientais nas cidades e no campo; desenvolvimento sustentável e conservação dos recursos naturais; o que mudou e o que permaneceu na organização das cidades ao longo do século XX; as ferrovias e as hidrovias; as mudanças das técnicas do campo; produção e consumo; o consumo mundial e os meios de comunicação; onde começa a organização da sociedade; a constituição; o poder que emana do povo; o clientelismo político no Brasil; a política; o estado e a consolidação das formas de organização das sociedades; como se organiza o estado brasileiro.

Ciências Naturais

Fenômenos naturais; a terra e o universo; a energia, suas fontes e suas transformações; o consumo de energia elétrica; conservação de alimentos; meios de transporte; meios de comunicação; os animais e suas adaptações contra os predadores; mosquitos na cidade e o combate contra eles; desmatamento; solo; poluição do ar: queima de cana e o uso dos combustíveis; tecnologia e geração de empregos; mortalidade infantil; doenças; insalubridade; acidentes de trabalho; sexualidade; métodos anticoncepcionais; doenças sexualmente transmissíveis; a água; substâncias químicas; estados físicos da matéria; rótulos de produtos e alimentos; embalagens; plástico, vidro e seus usos; a temperatura; composição dos materiais; fuso-horário; o calendário; o dia e a noite; o movimento da terra; as fases da lua; vida fora da terra; terremotos, chuva e seca, enchente; meio ambiente; aquecimento global; recursos renováveis e não renováveis; recursos energéticos; redução, reutilização e reciclagem; deterioração da água; preservação ambiental;

Como estudar para o Encceja Ensino Fundamental 2021?

Deu uma assustada com a quantidade de conteúdo que cai no Encceja Ensino Fundamental? Calma que o Descomplica te ajuda a estudar!

Temos um plano de aulas online sensacional para quem vai prestar o Encceja Ensino Fundamental. Além disso, edições anteriores de provas, exercícios pra você treinar e todo o apoio pra que o certificado vá pras suas mãos!

Vem pro Descomplica e passe bonito no Encceja!