• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Encceja e Enem: conheça as diferenças e saiba qual escolher!

Encceja e Enem: qual é o melhor pra mim? Posso fazer os dois? Para que cada um serve? Essas e outras dúvidas fazem parte das questões de muitos estudantes, então, vale a pena entender a diferença entre os dois e em quais situações eles se aplicam.

Quem ainda não terminou os estudos ou pretende entrar na faculdade no próximo ano precisa ficar atento aos prazos de inscrição desses exames. Além disso, é fundamental se dedicar aos estudos e avaliar os pontos que são mais cobrados em cada prova.

Encceja e Enem: qual é a diferença entre os dois?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova que alcança o maior número de pessoas em todo o Brasil, sabia? Ele é indicado a quem deseja concluir sua educação formal (Ensino Médio) e ter acesso a um curso superior.

Já o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova utilizada para conferir acesso ao Ensino Superior público ou privado em todo o País. Até 2016, era possível concluir o Ensino Médio com o Enem, mas, com a criação do Encceja, isso não é mais possível.

O Encceja é uma forma acessível e rápida de concluir o Ensino Fundamental ou Médio. A prova, aplicada em um único dia, traz matérias específicas para quem deseja concluir seus estudos e pode acelerar o caminho rumo a uma melhor qualificação no mercado de trabalho.

Quem faz o Encceja pode fazer o Enem?

Pode, sim. Quem fez o Encceja para concluir seus estudos pode, na sequência, fazer o Enem para ingressar no Ensino Superior. 

Para conseguir isso, é necessário atingir a nota mínima do Encceja para concluir o Ensino Médio. O mínimo são 100 pontos em cada área do conhecimento, sendo que o candidato precisa acertar, em média, de 10 a 12 questões das 30 de cada área do conhecimento. A nota da redação também precisa ser maior que 5.

Outros requisitos para fazer o exame são:

Para Certificação de Ensino Fundamental: o candidato precisa ter completado 15 anos de idade até o dia da realização da prova;

Certificação de Ensino Médio: o candidato precisa ter completado 18 anos até o dia da realização da prova.

Conquistar o diploma do Ensino Fundamental e Médio pode abrir as portas para inúmeras oportunidades no mercado de trabalho e permitir que o estudante chegue à universidade por meio do Enem.

De forma resumida, Encceja e Enem se complementam em muitos casos e são indispensáveis para quem deseja aprimorar seus estudos e evoluir cada vez mais!

Saiba mais detalhes sobre a prova do Encceja em nosso vídeo

Aqui, a Mafê explica tintim por tintim pra você acabar de vez com suas dúvidas sobre o exame, e se for o caso, começar a estudar com a gente! Até porque você sabe que o Descomplica também te prepara para o Encceja, não sabe? 😉 Confira os nossos planos