• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Encceja: o que é e como funciona

Verdades e mentiras sobre o exame e a certificação do Ensino Fundamental e Médio

Encceja: como funciona? A edição de 2018 será aplicada dia 5 de agosto

Você sabe o que significa a sigla Encceja? Nós te contamos: Encceja é uma abreviação para Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Desde 2017, a prova tornou-se a forma de concluir seus estudos sem, necessariamente, voltar para a escola. Como a mudança é recente, ainda existem muitos mitos em relação ao exame. Por isso, trouxemos duas verdades e três mentiras para esclarecer suas dúvidas sobre a prova. Confira as informações a seguir:

DESCUBRA COMO TERMINAR OS SEUS ESTUDOS PELO ENCCEJA! 👍🏽

Posso tirar os certificados de conclusão dos Ensinos Fundamental e Médio pelo Encceja?

Sim! Entre 2009 e 2016, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi a prova responsável por certificar os candidatos inscritos para o Ensino Médio. Porém, desde 2017, essa função foi transferida para o Encceja. Agora, o Encceja certifica para tanto para a conclusão do Ensino Médio, quanto para a conclusão do Ensino Fundamental.

É importante ressaltar que só é possível conseguir uma certificação por edição do exame. Por exemplo, no momento da inscrição, o candidato deve escolher qual prova pretende fazer – a que aborda as matérias do Ensino Médio ou Fundamental.  Não é possível fazer as duas avaliações ao mesmo ano.

Preciso acertar todas as questões para conseguir o certificado?

De forma alguma! Essa nem é a intenção do exame. Para conseguir a certificação, cada candidato deve:

  • Acertar, pelo menos, 100 pontos em cada matéria do exame;
  • Ter, no mínimo, nota cinco na Redação.

De fato, é preciso estudar com muita determinação para aprender a matéria da prova. Principalmente se você trabalha ou se está há anos longe da escola. Mas o Encceja não é impossível. Pelo contrário! As questões são elaboradas pensando nas necessidades de pessoas que não concluíram os estudos na idade adequada. Perca esse medo e vamos em frente. 😉

A prova é igual ao Enem?

Mito! Os exames não são iguais. O Enem e o Encceja para o Ensino Médio podem abordar a mesma grade de matérias. Porém, a forma como esse conteúdo é trabalhado se difere. Afinal, as propostas de ambas as provas são totalmente distintas. Como falamos acima, o Encceja tem questões adaptadas para candidatos que ainda não concluíram seus estudos. Já o Enem seleciona estudantes para ingressarem no ensino superior. Além disso, o tamanho entre as provas é diferente. O Enem tem 180 questões e é aplicado em dois dias. Enquanto o Encceja é uma prova mais rápida: os candidatos devem resolver 60 questões em apenas um dia de avaliação.

Só posso retirar meu certificado em apenas um local específico?

Verdade! A prova é elaborada pelo governo federal. Mas os documentos oficiais são emitidos pelas Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação. Esses órgãos públicos são as Instituições Certificadoras e cada candidato tem a sua. No momento da inscrição, você deve selecionar a Instituição Certificadora mais próxima da sua casa para dar entrada na documentação, caso seja aprovado.

Não consegui nota em apenas uma matéria. Preciso refazer a prova?

Mito. Neste caso, o candidato pode solicitar um Certificado Parcial na sua Instituição Certificadora. Funciona assim: o participante deve ir na instituição que escolheu no momento da inscrição, como se tivesse sido aprovado em tudo. Leve seu boletim do participante – documento que mostra as suas notas na prova – e dê entrada no certificado. Na edição seguinte do Encceja, você poderá fazer apenas a prova da disciplina na qual não conseguiu a nota necessária.

Sobrou alguma dúvida?

Caso você tenha ficado com mais alguma dúvida, não tem problema! Chamamos gente que é especialista no assunto “Encceja” para você entender, de vez, como funciona o exame. Confira o vídeo abaixo 👇

Viu só como o Encceja não é esse bicho de sete cabeças? Terminar os estudos e aproveitar os benefícios de ter o Ensino Médio completo ficou mais fácil. Estamos aqui por você e acreditamos muito no seu potencial! Vamos juntos?

A maior sala de aula direto da sua casa

Junte-se aos 50 mil alunos que descobriram como melhorar os resultados estudando online para o Encceja!

👉 Quero estudar!