• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Encceja 2021: saiba tudo sobre a prova

A pandemia confundiu a cabeça de todo mundo, não é mesmo? Muita gente se perdeu em meio a tantos cancelamentos de provas e eventos e, com o Encceja 2021, isso não foi diferente. Segundo o Inep, órgão responsável pelo Encceja, foram mais de 1.6 milhão de inscrições para a prova, destinada a quem não concluiu o Ensino Fundamental ou Ensino Médio no período regular.

Esse é o seu caso? Ou você pretende fazer o Encceja ainda para conseguir o tão sonhado diploma? Seja qual for a sua necessidade, a gente tem todas as respostas para as principais dúvidas em relação ao Encceja 2021 e pode te ajudar a fazer a inscrição para o Encceja, acessar o cartão do estudante, ver resultados e muito mais!

Quer saber tudo sobre o Encceja 2021? Vem com o Descomplica!

Prova do Encceja 2021: quando acontece?

O Encceja 2021 foi realizado em 29 de agosto. Ele substituiu a edição 2020, que não foi realizada devido à pandemia de Covid-19. 

Participaram do Encceja 2021 candidatos com, no mínimo, 15 anos completos para o Ensino Fundamental e 18 anos completos para o Ensino Médio.

Segundo comunicados divulgados pelo Inep, dos 1,6 milhão de inscritos, 301 mil buscavam a certificação no Ensino Fundamental e 1,3 milhão tentavam o diploma do Ensino Médio. 

Como funciona a inscrição para o Encceja 2021

A inscrição no Encceja teve início no dia 11 de janeiro de 2021 e terminou em 25 de janeiro. Ela deve ser feita no portal do Inep, com um cadastro que usa a senha do site unificado do governo (acesso.gov.br). Gratuita, a inscrição só pede que o candidato respeite o limite mínimo de idade.

Embora a prova seja gratuita, candidatos que se inscreveram na edição 2019 do exame, mas não compareceram e não justificaram a sua ausência, tiveram que pagar uma multa de R$ 40.  

Como são as provas do Encceja 2021

O Encceja é composto por quatro provas objetivas, além da redação. Para a certificação no Ensino Fundamental, as provas englobam as seguintes áreas de conhecimento:

  • Ciências;
  • Matemática;
  • Língua portuguesa, língua estrangeira moderna (inglês e espanhol), artes, educação física e redação;
  • História e geografia.

As provas de certificação do Ensino Médio têm conteúdos de:

  • Ciências da natureza e suas tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias (Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física); e redação;
  • Ciências humanas e suas tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

Cada prova tem 30 questões de múltipla escolha e a redação vale 5 pontos. 

A nota mínima exigida é de 100 pontos nas provas objetivas e de 5 pontos na redação. 

Quando aconteceu o Encceja 2021?

As provas do Encceja foram aplicadas no dia 29 de agosto de 2021, nos dois turnos. 

Os portões de acesso foram provas abertos às 8h e fechados às 8h45 para as provas aplicadas pela manhã; e abertos às 14h30 e fechados às 15h15, para as provas aplicadas à tarde. 

O que é o Encceja?

Encceja significa Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Trata-se de uma prova que permite a jovens e adultos ganharem o certificado de escolaridade.

Ele comprova que a pessoa teve acesso ao ensino básico e permite que ela ingresse no ensino superior. Gratuito, o exame também é aplicado a pessoas privadas de liberdade (PPL). 

Ele é oferecido a candidatos de penitenciárias e que estejam cumprindo uma pena. O esquema da prova é o mesmo, mas a inscrição requer que a pessoa esteja em um sistema prisional.

Quem pode participar do Encceja 2021?

Participaram do exame estudantes que se enquadram nas seguintes características:

  • Idade mínima de 15 anos para a prova de certificação do Ensino Fundamental;
  • Idade mínima de 18 anos para a prova de certificação do Ensino Médio;
  • Ser brasileiro ou brasileira que reside no exterior.

Haverá dois Encceja em 2021?

Essa é uma dúvida muito comum, sabia? Várias pessoas ficaram na dúvida sobre a realização de um segundo exame, já que a edição 2020 do Encceja não aconteceu. 

A resposta é: não! 

A prova de 2020, que, após a pandemia de Covid-19, foi adiada para abril de 2021, foi novamente adiada para agosto – quando, de fato, aconteceu.

Como a prova é realizada no Brasil inteiro, é muito difícil promover duas edições do Encceja no mesmo ano. 

Como saber onde fazer a prova do Encceja 2021?

Quem se inscreveu no Encceja 2021 precisou verificar o local de prova. O processo é muito simples, basta fazer o seguinte:

  • Acesse a Página do Participante do site do Encceja;
  • Preencha as informações solicitadas; 
  • Coloque seu número de CPF;
  • Coloque a senha cadastrada no momento da sua inscrição;
  • Abra a página com as suas informações e confira o local.

Em geral, o governo só libera essas informações mais perto da prova, então, vale segurar a ansiedade, ok?

Como pegar o cartão de confirmação do Encceja 2021?

O Cartão de Confirmação é um documento personalizado emitido pelo governo que mostra onde será o seu local de prova, bem como os seus dados.

Muitos alunos imprimem esse cartão para apresentá-lo no dia da prova. Ele ajuda bastante a se localizar e facilita o trabalho das equipes que estarão no local do exame.

Para pegá-lo, é só repetir o passo a passo para saber o local de prova do Encceja, que explicamos acima!

O que levar ao Encceja

No dia do exame, é essencial organizar e separar alguns documentos para que você não tenha problemas ou imprevistos. Além disso, alguns outros itens são importantes.

Vale a pena separá-los com um dia de antecedência pra não se esquecer de nada, tá?

  • Documento de identificação com foto (RG, CNH, PIS, Registro Nacional Migratório, Documento Provisório de Registro Nacional Migratório e Passaporte);
  • Garrafa transparente com água;
  • Canetas de tinta preta com material transparente.

Outra dica valiosa é conhecer bem o local de prova antes do exame e sair com antecedência de casa. Isso evita transtornos e atrasos.

No dia do exame do Encceja, os portões abrem às 8h e fecham às 8h45. As provas começam às 9h e terminam às 13h.

Depois, à tarde, o portão abre às 14h30 e fecha às 15h15.

As provas começam às 15h30 e terminam às 20h30.

Encceja 2022: quando começam as inscrições

Vai prestar o Encceja? Então, é bom se preparar desde já! O Inep ainda não divulgou a data oficial das inscrições para o Encceja 2022, mas a previsão é de que elas aconteçam entre os dias 20 e 31 de maio de 2022.

O portal do Encceja publica as datas do exame, bem como o edital e o cartão de confirmação do estudante. Vale ficar de olho lá! 

Como se inscrever no Encceja 2022?

Assim que as inscrições gratuitas forem liberadas, é hora de se candidatar. O processo é bem simples.

  1. Acesse o portal do Encceja e vá até a página de inscrição;
  2. Digite seus dados pessoais e informe se precisará de atendimento especializado;
  3. Selecione qual certificação deseja obter (Ensino médio ou Fundamental), a cidade em que deseja realizar a prova e a instituição que emitirá seu certificado;
  4. Responda o questionário socioeconômico, informe seu e-mail e número de telefone válidos para contato e crie uma senha.

E aí? Animou pra fazer o Encceja? Essa é uma oportunidade única de conseguir o seu diploma e ter acesso a melhores oportunidades de trabalho e estudos!

O Descomplica dá uma super força pra quem está estudando para o Encceja. Conheça nossos planos de aulas online para o Encceja e venha estudar com quem entende do assunto!