• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Encceja 2020: datas, provas e resultados

Já sei! Você não vê a hora de chegar a data da prova do Encceja, né? Segura a ansiedade que o diploma tá chegando já! 

O Encceja é uma das melhores ferramentas para se conseguir um diploma do Ensino Fundamental ou Médio. 

O exame, promovido anualmente pelo Ministério da Educação, é gratuito e permite que quem não concluiu seus estudos no tempo regular consiga um certificado e possa até prestar o Enem, já pensou?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 tá logo aí. Com data de realização marcada para 29 de agosto, ele reunirá milhares de estudantes de todo o Brasil. 

Que tal conhecer melhor o exame e entender suas datas, provas e resultados? Dá uma olhada no nosso especial sobre o Encceja e fique ligado se você for prestar o exame!

Cronograma de datas do Encceja 2020

Como boa parte dos candidatos do Encceja já sabem, a pandemia de Covid-19 adiou a realização da prova em 2020. Ela acabou ficando para abril deste ano e, para não se perder nas datas e fazer o exame direitinho, é importante conhecer bem o cronograma do Encceja 2020!

  • Inscrições: 11 a 25 de janeiro de 2021 
  • Provas: 29 de agosto de 2021
  • Resultados: cerca de 100 dias após a realização da prova (data ainda indefinida)

As inscrições para o Encceja 2020 já foram concluídas no mês de janeiro. Quem vai prestar o exame, agora, precisa ficar na reta final dos estudos e se preparar para o dia de prestar uma das provas mais importantes da sua vida!

Uma info importante: o diretor do INEP garantiu algumas informações, entre elas a de que teremos uma nova reabertura da página do participante para editar dados de quem se inscreveu em Janeiro, podendo, assim, trocar o local de prova, indicar alguma necessidade especial que antes não tinha, tipo de prova e etc.

Além disso, também foi sinalizado a criação de um aplicativo oficial que em breve estará pronto para os estudantes fazerem simulados no modelo da prova do ENCCEJA. Bacana, não?

Dividido entre Ensino Fundamental e Ensino Médio, o Encceja é destinado a quem não concluiu seus estudos no período conhecido como regular

Vale a pena conhecer o formato das provas do Encceja e se preparar para conseguir um notão!

Como serão as provas do Encceja 2020?

As provas do Encceja 2020 acontecem em 29 de agosto de 2021, das 9 às 13h e das 15h30 às 20h30. 

As compostas se dividem entre questões objetivas sobre as diferentes áreas do conhecimento e uma redação. No edital do Encceja 2020, é possível conferir todo o conteúdo cobrado na prova

As disciplinas mudam de acordo com o nível de ensino (Fundamental ou Médio) e as provas são distribuídas pelos dois turnos. Olha só a composição de cada exame:

Ensino Fundamental 

Matutino – Ciências Naturais e Matemática (30 questões)

Vespertino – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia (30 questões)

Ensino Médio

Matutino – Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias (30 questões)    

Vespertino – Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias (30 questões)

Com um bom cronograma de estudos, é possível se preparar para o exame, revisar edições anteriores da prova e fazer bonito na redação, que conta muito para o resultado final.

Acabou a prova e ficou naquela ansiedade? A data dos resultados do Encceja 2020 serão divulgados ainda não foi confirmada, porém, em geral, isso acontece 100 dias após a realização do exame. No portal do Inep, você confere as atualizações de datas e gabaritos.

Recebi o gabarito do Encceja, mas como sei se consegui meu diploma?

Vale a pena entender a pontuação do Encceja e como são calculados os resultados para saber se você, finalmente, conseguiu seu diploma de Ensino Fundamental ou Médio.

O candidato que prestar o Encceja 2020 precisa tirar, no mínimo, 100 pontos nas provas objetivas, e média mínima de 5 pontos na redação para ser aprovado no exame. A pontuação da redação vai de 0 a 10, ao passo que o exame tem nota calculada pela Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Uma boa notícia é que candidatos que não forem aprovados em todas as provas, mas conseguirem a pontuação necessária em uma ou mais áreas, podem solicitar a declaração de proficiência, documento que retira a necessidade de fazer a disciplina novamente no Encceja 2021. 

Mas, como sabemos que você vai tirar um notão maravilhoso, depois que o resultado for divulgado, é preciso solicitar o seu certificado do Encceja 2020 nas Secretarias de Educação e institutos federais conveniados ao Inep

O candidato precisa comparecer ao local, informar o número de inscrição no exame e apresentar os documentos pessoais. 

O Encceja é a principal ponte de acesso ao Ensino Superior e ao Enem e representa uma grande chance para que não concluiu os estudos. Vem com o Descomplica que a gente te ajuda a passar. Conheça os nossos planos de aulas online para o Encceja!