• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como voltar a estudar depois de anos parado? Descubra agora!

Ficou muito tempo sem estudar e, agora, sente que deu uma enferrujada pra voltar? Nada disso! Se você deseja voltar a estudar para concurso, voltar a estudar o Ensino Médio ou, ainda, para ingressar na faculdade, é possível, sim! 

Você só precisa de algumas dicas sobre como voltar a estudar depois de anos parado.

Ter uma rotina de aprendizado pode te ajudar a concluir seus estudos e melhorar de vida. A educação valoriza nosso currículo e abre diversas oportunidades de carreira, então, que tal voltar a estudar depois de anos parado? 

O processo não é difícil! Basta apenas ter dedicação, um pouco de tempo e foco nos seus objetivos. O Descomplica te ajuda nessa, então, vem com a gente!

Como voltar a estudar depois de muito tempo parado

Você ficou sem estudar por anos. Aí, vieram as responsabilidades do trabalho, a família aumentou, o dinheiro ficou mais curto… Estudar ficou sempre em segundo plano, né? 

Conseguir aquele diploma com que você tanto sonhou parecia algo bem distante, mas, acredite, é possível voltar a estudar depois de anos parado!

Sabia que algumas mudanças simples de se implementar no dia a dia podem transformar os seus sonhos em algo alcançável? Seja concluir o Ensino Fundamental, Ensino Médio ou entrar na faculdade, tudo é possível!

Quer dar uma olhada nas melhores dicas para retomar os estudos depois de muito tempo parado? A gente te ajuda!

1. Deixe pra lá as crenças limitantes

Quando você pensa em voltar a estudar depois de anos parado, surgem já uma série de crenças limitantes do tipo: “não vou conseguir, é muito difícil, não tenho tempo pra isso.”

Você, inconscientemente, transforma situações atuais em verdades sobre o futuro. Aquelas coisas de “não posso entrar na faculdade depois dos 30” ou “fiquei muito tempo sem estudar” tornam o processo muito mais difícil, então, é preciso criar uma rotina pra fugir disso!

Vale a pena se inscrever em um curso para concluir o Ensino Fundamental, o Médio ou entrar na faculdade. Encontre colegas com os mesmos desafios e tente sempre enxergar que tudo é possível, desde que haja força de vontade. 

2. Descubra os seus desafios

Você não sabe como voltar a estudar depois de anos parado? Pense no que te impede no momento – seus desafios ou entraves.

O problema é o horário? É o trabalho que te consome muito tempo? A grana tá curta? Os filhos te dão muito trabalho?

Identificados os problemas, é hora de buscar adaptações nos estudos que façam sentido para com a sua realidade. 

Vale a pena levantar o seguinte:

  • Como é o seu dia?
  • Quantas horas você teria para estudar?
  • Como é a sua condição financeira?
  • Em quais disciplinas você tem dificuldade?

3. Estabeleça metas pessoais

Você já sabe qual é seu ideal, sua rotina e possibilidades. Agora, é hora de criar metas para transformar seu objetivo de etapa em etapa. 

O ponto de partida é o estudo – seja para Ensino Fundamental, Médio ou Superior. Pra chegar lá, você pode contar com as aulas online do Descomplica, sabia? Nosso conteúdo é feito por professores sensacionais, e você pode acompanhar tudo na hora em que quiser, de onde estiver.

Você só precisa definir seu cronograma de estudos, considerando as horas livres que você tem todos os dias. Aproveite bem seu tempo livre, mas não se esqueça também de que é preciso descansar, viu?

4. Monte uma rotina de estudos

A rotina de estudos pode ser dividida em atividades como compreender os conteúdos, como aulas e leituras, além de prática e memorização, como revisão e exercícios.

Imagine uma aula de duas horas. Você pode gastar cinco minutos para revisar o conteúdo ou esquecer a aula. Se você não se dedicar a uma revisão, será preciso reestudar as duas horas na véspera da prova, por exemplo.

Então, vale a pena montar uma rotina esperta pra não vacilar na hora de estudar para o Ensino Médio, por exemplo. 

Pra quem vai prestar o Encceja, o Descomplica te ajuda a montar uma rotina de estudos para voltar a estudar depois de muito tempo.

Você pode organizar sua rotina de estudos pensando em explorar os intervalos do dia para fazer essas revisões e exercícios.

5. Respeite os seus limites

Seu planejamento deve ser real, entende? É importante para não ficar sobrecarregado. Você pode começar com poucos minutos por dia, uma vez que o segredo é a constância.

Tente, ainda, livrar-se das distrações, como celular, televisão ou rádio, por exemplo. Vale também fazer intervalos durante as sessões de estudo e encontrar formas de recompensa quando você cumprir as tarefas planejadas.

Atividades físicas e cuidados com a alimentação também ajudam a ter mais energia e foco. 

6. Escolha uma instituição de qualidade

Você pode até considerar voltar a estudar sozinho, mas, contando com quem entende do assunto, é bem melhor! 

O Descomplica tem planos especiais para o Encceja. Se você precisa voltar a estudar para concluir o Ensino Fundamental ou Médio, aqui é o lugar!

Nossas aulas são totalmente online, flexíveis e permitem que você monte seu próprio cronograma. Ah! E os professores são os melhores do mundo e prepararam um conteúdo especial pra você dar conta de tudo.

Conheça os planos do Descomplica para o Encceja e veja como pode ser fácil retomar os estudos depois de muito tempo. O melhor de tudo, além da flexibilidade e qualidade do conteúdo, é o precinho. Vale a pena!