• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como terminar os estudos? Descubra agora!

Você parou de estudar antes de concluir a sua formação e agora deseja saber como terminar os estudos, certo? É fácil! Pra isso, vale a pena conhecer o Encceja, que concede o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio. 

Quem pretende terminar os estudos e não sabe como, tem a possibilidade de estudar para este exame, fazer a prova (que é aplicada em um dia) e pronto! 

Com seu certificado em mãos, você pode até prestar o Enem! Já pensou na alegria? Quer descobrir como? A gente te ensina e mostra o melhor caminho!

Como terminar os estudos de graça

É comum que, por questões de trabalho, saúde, familiares ou por outros motivos, as pessoas façam uma pausa nos estudos. 

Acontece que, com o passar do tempo, a rotina vai ficando tão agitada que essa retomada fica difícil, mas terminar os estudos vai te ajudar a conseguir melhores oportunidades, sabia?

Quem tem pouco tempo consegue, por exemplo, terminar os estudos online, estudando para o Encceja. O exame que concede certificação para o Ensino Fundamental e Médio é aplicado anualmente pelo Inep, e tem formato semelhante ao Enem.

A boa notícia é que, se você pretende terminar os estudos de graça, com o Encceja é possível! O exame é totalmente gratuito e, se você passar na prova, é só correr pra buscar o certificado!

Com essa força, concluir os estudos e conseguir uma oportunidade melhor de trabalho, ou até uma vaga na faculdade, fica muito mais fácil!

Qual é a melhor prova para terminar o Ensino Médio?

O Encceja é, atualmente, a melhor prova para concluir o Ensino Médio. Ele concede certificação para jovens e adultos brasileiros, residentes ou não no País.

Sua aplicação é anual, assim como o Enem. No exame, os estudantes são avaliados de acordo com a certificação que pretendem obter, então, a prova tem dois níveis diferentes.  

Jovens a partir de 18 anos podem tentar a certificação do Ensino Médio e adolescentes a partir de 15 anos poderão tentar o diploma de conclusão do Ensino Fundamental.

A prova do Ensino Médio é composta por 120 questões, divididas em quatro áreas, sendo 30 questões para cada área de conhecimento. Há, ainda, uma redação. 

Para conseguir o certificado, o estudante precisa de uma nota de, no mínimo, 100.

As disciplinas exigidas na prova do Ensino Médio são:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física);
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • Proposta de Redação.

O certificado do Encceja é reconhecido pelo MEC?

Sim! O certificado emitido pelo Encceja é reconhecido pelo Ministério da Educação e tem validade em todo o território nacional. 

Com ele, você pode se matricular no Ensino Médio (caso seja o diploma do Ensino Fundamental) ou até prestar o Enem, caso tenha obtido o certificado de Ensino Médio.

São muitos os alunos que prestam o Encceja para, depois, tentarem uma vaga na faculdade, seja ela pública ou privada. Os concursos públicos que exigem Ensino Médio também aceitam esta certificação.

Como terminar os estudos online

Para se sair bem em uma prova como a do Encceja, é fundamental que o candidato se prepare com antecedência. 

Antes de mais nada, é imprescindível consultar o edital da prova, disponível na página do Inep. Ali, você avalia todo o conteúdo exigido para as provas do Ensino Fundamental e Médio, além de conferir as datas de inscrição, data de realização da prova, resultados, etc.

Depois, é importante contar com a parceria de quem entende do assunto para englobar todos os conteúdos.

O Descomplica é parceiro de quem deseja prestar – e passar – no Encceja. Temos um conteúdo de aulas online para terminar os estudos, acesso aos gabaritos de edições anteriores, videoaulas para acessar quando e de onde estiver, e muito mais!

Quer conhecer a melhor forma de terminar seus estudos e passar no Encceja? Dá uma olhada nos nossos planos de aula online para o Encceja e junte-se a nós nesse time vencedor!