• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como solicitar o uso do nome social no Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) permite que candidatos transexuais e travestis usem seu nome social no dia do exame, sabia? 

A iniciativa faz parte da Política de Inclusão Social do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A solicitação para usar o nome social no Encceja pode ser feita após a inscrição no site do exame, mas, para fazer isso, é preciso entender como solicitar o uso do nome social no Encceja.

A seguir, a gente te explica o passo a passo e dá dicas sobre o exame, que neste ano acontece em 25 de abril!

Como solicitar o nome social no Encceja 

O uso de nome social no dia da prova do Encceja pode ser solicitado após a inscrição no exame. Para o caso da edição 2020, já não é mais possível fazer esse pedido, porém, para edições futuras, vale a pena ficar atento aos prazos!

Feita a inscrição, que é gratuita, o candidato precisa reunir alguns documentos para pedir o uso de nome social no Encceja. Depois, acessar a Página do Participante.  

Importante: esses arquivos devem ser enviados em formato PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2MB.

Os documentos pedidos para solicitar o uso de nome social no Encceja são:

– Cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficial com foto, válido, como cédula de identidade, passaporte, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho e previdência social, carteira de registro nacional migratório ou documento provisório de registro nacional migratório;

– Foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares).

Feita a solicitação, é preciso aguardar a resposta do Inep, que fará a avaliação do uso de nome social de um candidato no Encceja.

Como acessar o resultado ou pedir recurso de nome social no Encceja

O resultado da análise do pedido de tratamento pelo nome social no Encceja deve ser consultado no site do exame. Caso a documentação anexada tenha sido reprovada, o participante pode solicitar recurso, em período determinado pelo Inep.

Ali, ele(a) insere novos documentos para análise e aguarda uma nova revisão. Caso os documentos não estejam em conformidade, o participante será identificado por seu nome civil no dia do exame.

Em 2021 excepcionalmente, devido à pandemia de Covid-19, as provas do Encceja 2020 de Ensino Fundamental e Médio serão aplicadas em 25 de abril. As inscrições foram encerradas em 22 de janeiro e, até a data da prova, é hora de estudar e rever conteúdos pra fazer bonito no exame.

Como estudar para o Encceja 2020

O Encceja 2020, que será realizado em 2021 devido à pandemia, acontece em um único dia, nos turnos da manhã e da tarde.

O exame para certificação do Ensino Fundamental ou Médio é formado por 30 questões objetivas em cada turno e uma redação. O que muda entre Ensino Fundamental e Médio são os conteúdos abordados e, por isso, você deve saber como direcionar seus estudos.

Montar um plano de estudos dinâmico, eficiente e prático é essencial pra abordar todos os conteúdos e conquistar o melhor resultado na prova. Se você não sabe por onde começar, o Descomplica te ajuda!

Dá uma olhada nos nossos planos de estudos para o Encceja e acesse nossas videoaulas com conteúdos que mais caem nas provas. A hora é agora!