Quer receber materiais gratuitos e dicas exclusivas?

Insira seu email e receba em primeira mão as novidades sobre o Encceja 2018!

Saiba como se inscrever para o Encceja 2018

Inscrições começam dia 16 de abril

Candidatos fazem a prova do Encceja 2017. Fonte: Pronatec

O Encceja 2018 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) está chegando! Desde o ano passado, a prova é responsável por certificar a conclusão do Ensino Médio e do Fundamental. O período de inscrições vai do dia 16 a 27 de abril e todos os registros podem ser feitos no site do Encceja. O exame é voluntário, gratuito e será aplicado no dia 5 de agosto.

 

SAIBA COMO COMEÇAR A ESTUDAR PARA O ENCCEJA 2018 AGORA!
 

Quem pode se inscrever?

Qualquer brasileiro pode participar, desde que atenda aos pré-requisitos relativos a idade. Os interessados em conseguir a certificação do Ensino Fundamental devem ter, no mínimo, 15 anos completos até a data da prova. Já os candidatos a concluir o Ensino Médio devem ser maiores de idade – devem ter, pelo menos, 18 anos, até o dia de aplicação do Encceja.

Como posso me inscrever?

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, na plataforma online do Encceja. Os interessados devem acessar o site e realizar o seu cadastro. No ato da inscrição, cada candidato deve selecionar qual certificação pretende realizar: Ensino Fundamental ou Médio. Também é necessário indicar quais são as disciplinas que serão feitas no dia do exame.

Por exemplo: alguns candidatos conseguiram aprovação em algumas disciplinas no Encceja 2017. Porém, não conseguiram a pontuação mínima. Neste caso é preciso indicar que o participante irá fazer apenas a prova de matemática do Exame Ensino Médio ou do Exame Ensino Fundamental.

Além disso, caso seja preciso, os candidatos podem solicitar atendimento especializado e/ou específico.

Quais os documentos necessárias para se inscrever?

No momento da inscrição, todos os candidatos devem ter em mãos:

Órgão Públicos de  Educação

No momento da inscrição, os candidatos precisam especificar uma Secretaria Estadual de Educação ou Instituto Federal de Educação para solicitarem a certificação – caso sejam aprovados. Os documentos serão todos providenciados por esses órgãos. O Inep não se responsabiliza pela emissão de nenhum certificado.  

Posso faltar ao Encceja?

Não! Os inscritos no Encceja 2018 que, por algum motivo, não comparecerem à prova, precisarão ressarcir o governo caso tenham a intenção de fazer o Encceja 2019. Na edição regular nacional do ano passado, cerca de 60% dos candidatos faltaram ao exame.

Já pensou em concluir os seus estudos? Agora é possível fazendo o Encceja! A prova é pensada especialmente para aqueles que ainda não tem o ensino básico completo. Não é necessário gabaritar todas as questões para ser aprovado, apenas cerca de metade da prova. E o Descomplica vai te ajudar a realizar esse sonho.

Por isso, fizemos um curso feito para quem quer se preparar para o Encceja! Você vai contar com um guia completinho com todas as matérias que caem na prova – incluindo Redação! Isso tudo acompanhado de um material de apoio e vários exercícios para fixar bem o conteúdo das aulas. Além disso, a preparação também conta com aulas que te ensinam a organizar seus estudos!  Tá bom ou quer mais? Vamos juntos em busca desse sonho?