• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como retomar os estudos depois de tanto tempo? Veja 5 dicas!

Recomeços podem ser assustadores em qualquer idade e compreender suas limitações é o primeiro passo para encarar o estudo de frente.

E então você está pensando que é hora de voltar a estudar! Não, não precisamos saber por que você parou — afinal, as vovós já cansaram de dizer que quem vive de passado é museu. O mais importante é que você quer voltar e mesmo assim as dúvidas continuam pipocando em sua cabeça: eu tenho capacidade? Eu tenho tempo? Eu consigo me organizar? E para todas as perguntas a resposta é a mesma: com empenho, tudo se encaixa!

O Encceja é uma prova que cobra os conteúdos do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, dependendo de qual certificado você necessita, mas tenho certeza de que você já está por dentro de tudo isso! O nosso foco aqui é outro, então se liga nas dicas:

Conheça seu adversário

Nenhum gigante é grande demais se você reparar direitinho. Conhecer bem o funcionamento do exame te deixará muito mais tranquilo(a) em relação a ele. Se informe sobre datas de inscrição, aplicação da prova e resultados. Assim poderá traçar um plano de ação para começar a estudar — o que nos leva à dica de número dois.

Reconheça seu tempo disponível, chefia!

A vida acontece e o tempo pode ser curto, né? Então saber administrá-lo é essencial. Quantas horas você tem disponível de segunda à sexta-feira? E aos finais de semana? Claro que duas horinhas maratonando aquela série boa é super válido, mas já parou para pensar em reduzir esse tempo para apenas uma hora? A outra você pode investir em seu futuro! Desliga a TV, pega o computador ou celular e vem conferir os planos de estudo do Descomplica! Você é o seu próprio chefe, então saiba negociar consigo mesmo!

Entenda qual a sua dificuldade… e enfrente-a!

É matemática, não é? Ou talvez redação? Reconhecer isto é fundamental. Mas atenção: reconhecer é diferente de aceitar. Não vale desistir quando esbarrar no seu maior medo! Como já falamos, o tempo é importante, e você precisa investir cada minuto com sabedoria. Estudar apenas as matérias que você gosta não te levará ao seu objetivo final, então sem preguiça! Dê o play naquela aula de logaritmo, vai…

Invista em exercícios

Praticar é importante desde o dia um! Como tratamos na dica anterior, quem está retomando os estudos precisa de um termômetro para saber onde manda bem e onde manda mal. E como você faz isso? Exercitando, é claro! E para cada tema há uma bateria de exercícios aqui no Descomplica!

Respeite o seu próprio ritmo

Seu primo estudava 15 horas em um dia? Parabéns para ele! Mas a realidade não é a mesma para todo mundo, certo? Não se cobre tanto na retomada de estudos. Comece estudando quinze minutos, depois vinte no dia seguinte, então quarenta, uma hora, duas. Ninguém alcança a produtividade plena com facilidade — e perceber isso vai te poupar muita frustração e dor de cabeça. O importante é a constância! Estudar todos os dias por meia hora pode ser mais benéfico que estudar 10 horas em um único dia.

Lembre-se que, junto a todas essas dicas, você ainda pode contar com o Descomplica para garantir o seu sucesso absoluto no Encceja! Confira todos os nossos conteúdos — estudando sempre no conforto da sua casa.