Quer receber materiais gratuitos e dicas exclusivas?

Insira seu email e receba em primeira mão as novidades sobre o Encceja 2018!

3 dicas para marcar o cartão resposta do Encceja

Saiba como lidar com esse momento tenso da prova

Candidato preenchendo cartão-resposta do Encceja. Fonte: Globo

Se você veio parar aqui, provavelmente é porque irá prestar o Encceja em breve. Pois hoje falaremos de uma parte super importante deste exame, mas que acaba sendo um pouco esquecida: como marcar o cartão-resposta! Caso você nunca tenha feito a prova, fique tranquilo que não é nada demais.

O cartão-resposta é um documento que tem todos os dados individuais do participante. É uma folha de papel que tem todas as questões da prova com suas alternativas. Nele, você deverá transcrever as suas respostas para que a banca possa avaliar seu desempenho depois. Assinalar bolinhas pode parecer ser algo bobo, bem mais fácil que estudar Matemática. Mas existem alguns pontos de atenção que podem fazer toda a diferença na hora da prova. Queremos que você chegue no Encceja 100% preparado! Confira as dicas:

SAIBA AGORA COMO SE PREPARAR PARA O ENCCEJA

Calma e tranquilidade

Sim! Esse é o primeiro passo para fazer qualquer avaliação. Nervosismo atrapalha em tudo. Antes de abrir o caderno de questões, mentalize que todo o seu esforço e dedicação serão colocados à prova naquele momento. Respire fundo e só aí comece a fazer as questões. Claro, o mesmo vale para marcar suas alternativas no cartão-resposta. 😉

Há quem diga que é bobagem, mas uma marcação errada no cartão-resposta pode fazer com o que você perca a sua aprovação. Inclusive, já houve casos em que candidatos foram desclassificados em concursos por conta disso. Imagina passar meses se preparando para uma avaliação e vacilar na hora H? Não dá, né?

Seja estratégico

Existem várias formas de marcar o cartão-resposta. Aqui iremos apresentar três. Cabe a você decidir qual se adequa melhor ao seu ritmo e ao seu método de resolução de prova:

Independente de qual método você escolher, o ideal é evitar o ciclo fazer questão ➡️ marcar o cartão-resposta. Esse vai e vem quebra facilmente o raciocínio de qualquer um!

Marque as alternativas com clareza

Toda avaliação diz na primeira página como o cartão-resposta deve ser assinalado. Geralmente, o padrão é preencher completamente a bolinha que você julgue que é a alternativa correta. Seja claro na sua marcação e não crie novos sinais. Nada de “x” ou círculos! Atente-se ao especificado nas instruções. 👍

Anotou as dicas? Você já pode testar as formas de marcar o cartão-resposta quando estiver praticando em casa. Estamos aqui para te ajudar no que for preciso para conquistar esse sonho de concluir os estudos! Vamos juntos?