• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como fazer um cronograma de estudos para o Encceja

Tudo fica mais fácil com organização

Organização é chave para se preparar bem para o Encceja.

Preparado para fazer o Encceja? Sabemos que trabalhar e estudar para o exame é complicado. Mas é completamente possível, viu? Para tornar esse processo mais fácil, trouxemos algumas orientações para  que você possa montar um cronograma de estudos que vai organizar toda a sua rotina. Confira as dicas:

SAIBA COMO O DESCOMPLICA PODE TE AJUDAR A CONCLUIR SEUS ESTUDOS!

Defina uma estratégia

Antes de fazer o cronograma para valer, é preciso preparar o terreno. Um planejamento também não deixa de ser uma estratégia de estudos, não é verdade? E esse plano precisa ser eficaz para você conseguir alcançar o seu objetivo! Antes de tudo, reconheça o seu perfil de candidato. Como assim? Veja bem, você:

  • Vai tentar a certificação para Ensino Fundamental ou para Ensino Médio?
  • Fez o Encceja ano passado?
  • É a sua primeira vez prestando o exame?
  • Só consegue estudar a noite depois do trabalho?
  • Tem muita dificuldade em Redação?

São muitas opções! Entender bem a sua situação é essencial, afinal, cada candidato tem uma circunstância de vida diferente. O que torna o cronograma uma ferramenta de estudos legal é atender às necessidades de cada realidade diferente. Você irá montar um planejamento personalizado só para o seu perfil de estudos. Tenha bastante carinho nesta parte do processo  porque vai ser muito útil na hora de pôr a mão na massa!

Parta logo para a prática

Sem medo! Se você precisa saber qual é o seu nível de conhecimento na matéria, comece resolvendo a edição do ano passado do exame. Os cadernos de prova de todas as aplicações do Encceja 2017 estão disponíveis no site no Inep, assim como os gabaritos. Todos esses materiais podem ser baixados em formato pdf de graça e você pode imprimi-los para resolver as questões em casa. Não tem desculpa! 😉

Além disso, não adianta fazer as provas de qualquer jeito. Procure resolver as questões durante o tempo disponível no dia de prova do Encceja. Esse é uma boa maneira de você saber como está o seu nível de preparação e também como é o seu desempenho em situação de prova. Quando você terminar essa etapa, veja quais geraram mais dúvidas no momento de resolução. Essas disciplinas serão o seu ponto de partida para o cronograma.

Estabeleça metas

Não se alcança um objetivo grande do dia para a noite. O segredo é fazer trabalho de formiguinha. Crie metas “pequenas” ao longo desses meses de preparação até o Encceja. Por exemplo, como a rotina de estudo e trabalho é bem puxada, reserve 30 minutinhos por dia para assistir alguma aula ou fazer cinco exercícios todo dia – no mínimo! Agindo dessa forma, é possível estar com o conteúdo sempre em dia, refrescar as matérias na memória e ainda evitar o cansaço excessivo.

Mas essa não é a única opção, tá? Se na etapa de definição de estratégia você percebeu que tem muita dificuldade em Matemática, seu foco deve ser em melhorar nessa matéria. Além de reservar um tempinho extra no seu cronograma para estudar Matemática, sua meta pode ser relacionada a isso. Por exemplo, estabeleça que você irá resolver 3 exercícios desta disciplina todos os dias. O grande segredo é entender as suas necessidades e pensar em como atendê-las!

Monte o cronograma

Hora da verdade: vamos montar esse cronograma! Já te demos algumas pistas de como colocar essas orientações em prática, mas o processo é bem simples. O primeiro passo é pegar duas folhas de papel em branco. Em uma delas, liste todas as suas atividades diárias. Desde preparar o café da manhã, por exemplo, a colocar seus filhos para dormir. Faça uma relação das tarefas do dia a dia e outra só dos estudos. Seja o mais detalhista possível. Na outra folha em branco, você irá:

  • Fazer sete lacunas verticais. Uma para cada dia da semana;
  • Desenhar retângulos pequenos dentro de uma das lacunas principais. Cada espaço em branco representa uma janela de uma hora no seu dia;
  • Repita o processo nas outras lacunas;
  • No lado esquerdo da folha de papel, escreva os horários em que suas atividades acontecem. Comece às seis horas da manhã e vá até às onze da noite;
  • Distribua suas tarefas do dia a dia nos quadradinhos;
  • Agora aloque as tarefas referentes ao estudo nos espaços em branco que sobrarem.

Pronto! Você tem um cronograma de estudos! ✨Só não adianta ter todo esse trabalho para não seguir o planejamento direitinho depois, viu? Lembre-se das metas e siga em frente!

Conseguir o certificado do Ensino Médio abre muitas portas. Para isso, basta empenho! Lembre-se que não é preciso acertar todas as questões do Encceja e nem tirar 10 na redação para conseguir o diploma. O exame é elaborado para pessoas que não terminaram os estudos na idade adequada. Não é impossível! Tenha confiança no seu próprio potencial, porque o Descomplica acredita muito em você! Vamos juntos alcançar esse sonho?

A maior sala de aula direto da sua casa

Junte-se aos 50 mil alunos que descobriram como melhorar os resultados estudando online para o Encceja!

👉 Quero estudar!