• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como fazer conta de dividir

A Divisão, na Matemática, significa a distribuição de determinado objeto em partes iguais. Ela é uma operação básica da Matemática, assim como a multiplicação, a adição e a subtração. Se você vai prestar o Encceja, que tal aprender como fazer conta de dividir?

Entender a estrutura de uma conta de dividir é muito importante para se sair bem nos exercícios e fazer a divisão da melhor forma. Você precisa saber o que são Dividendo, Divisor, Quociente e Resto.

Quer entender a conta de dividir e se dar bem no Encceja? Então acompanhe as dicas do Descomplica! 

Como fazer conta de dividir

Em qualquer divisão, acontece o seguinte:

O número que será dividido é chamado de Dividendo (D).  O número pelo qual o dividendo será dividido é chamado de Divisor (d) e o resultado da divisão é chamado de Quociente (q). Em alguns casos, uma parcela chamada Resto (r) é formada no processo de divisão.

De forma resumida, o algoritmo da divisão é formado pelo dividendo, divisor e o resultado (quociente). Se a conta não for exata, há o resto. 

Olha este exemplo para entender bem cada parte do algoritmo de divisão, conhecido como “método da chave”:

Para que você consiga fazer uma divisão usando o método da chave, é fundamental saber a tabuada de multiplicação. Sem isso, você não consegue identificar quais são os múltiplos de cada número e é impossível resolver a conta de divisão.

Como fazer conta de dividir com dois e três números

Entre as operações básicas, é comum que haja dúvidas e dificuldade na divisão. Quanto mais algarismos tiver o divisor, maiores serão as dificuldades.

Neste primeiro exemplo, falamos sobre como fazer conta de dividir com mais algarismos. Olha só! 

Se queremos dividir 5738/73, é preciso iniciar pegando dois números do dividendo, 57. Entretanto, como 57 é menor que 73, é necessário pegar outro número do dividendo, ou seja, 573.

Na sequência, você divide o primeiro número do dividendo (ou os dois primeiros, se for necessário adicionar outro número) pelo primeiro número do divisor e verifique se ele serve. 

Lembre-se de que o número deve se aproximar, mas nunca ultrapassar. Se não servir, verifique com o número anterior.

Olha só: 57 dividido por 7. Como 8 x 7 = 56, vamos tentar com o 8. Multiplicamos 73 x 8 = 584 e como 584 é maior que 573, o 8 não serve. Voltamos ao 7!

73 x 7 = 511 e, como 511 é menor que 573, o 7 serve. Na sequência, você faz a subtração de 573 – 511 = 62.

Baixe o próximo número e faça a divisão como na etapa anterior até que não haja mais algarismos para baixar. O próximo número que teríamos que baixar seria o 8, dividindo 628 por 73.

Pegamos os dois primeiros números, neste caso o 62, novamente e teríamos que dividi-los por 7. Como 8 x 7 = 56, escrevemos 8 no quociente e multiplicamos 73 x 8 = 584. Como 584 é menor que 628, procedemos com a subtração 628 – 584 = 44. Não há mais números para baixar. Então, nesta conta de dividir, o resultado é 78, com resto de 44.

Conseguiu pegar o funcionamento das contas de dividir? Se liga no nosso aulão sobre Divisibilidade pra entender tudo sobre o assunto! 

Ah! Tem mapa mental do Descomplica sobre como fazer conta de dividir, é só baixar.

Vai prestar o Encceja e precisa de ajuda pra estudar e conseguir a melhor nota? Vem com o Descomplica e tenha acesso às melhores aulas online para o exame!