• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como fazer inscrição para o Encceja

Quer saber tudo sobre a inscrição Encceja? Com ela, você pode realizar o Exame Nacional pra Certificação de Competências de Jovens e Adultos e conseguir um certificado do Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

Destinado a quem não terminou os estudos no período regular, o Encceja só exige uma idade mínima pra fazer o exame e nada mais! Fora isso, é só fazer a inscrição pro exame, estudar bastante e pegar o seu certificado!

O passo a passo da inscrição pro exame, que acontece anualmente e é gratuito, é bastante simples!

Veja, a seguir, como fazer sua inscrição Encceja e tire suas dúvidas sobre o exame.

Quem pode fazer o Encceja 

Quem não terminou seus estudos dentro do prazo regular pode fazer o Encceja para obter o diploma do Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

Em relação à idade, o exame funciona assim:

  • 15 anos para a prova de nível Fundamental;
  • 18 anos para a prova de nível Médio.

Se você estiver dentro dessas regrinhas, é hora de fazer a sua inscrição para o Encceja, que é gratuita e muito simples!

Passo a passo para se inscrever no Encceja 

Você decidiu que vai correr atrás do seu diploma de Ensino Fundamental ou Ensino Médio? Ótimo! Então, olha só o passo a passo para se inscrever no Encceja!

Primeiramente, você deve acessar o site do Inep, digitar CPF e data de nascimento, além de preencher o formulário online.

Como a prova é gratuita, não há necessidade de se preocupar com o pagamento de taxas. Basta apenas acompanhar o cronograma do Encceja e caprichar nos estudos para a prova!

O exame, que acontece sempre em dois turnos, avalia habilidades socioemocionais e habilidades dos candidatos de acordo com o certificado que cada um pretende obter.

Vale a pena entender melhor a estrutura da prova antes de fazer a sua inscrição. Aqui, no Descomplica, você acompanha edições anteriores do Encceja comentadas e com questões resolvidas!

Como funciona o Encceja?

Compostas por 30 questões, as provas de Ensino Fundamental e Médio do Encceja são de múltipla escolha, abordando conteúdos de:

  • Ciências naturais (apenas Ensino Fundamental);
  • Química, física e biologia (apenas Ensino Médio);
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa;
  • Inglês e espanhol;
  • Artes;
  • Educação física;
  • História;
  • Geografia;
  • Filosofia;
  • Sociologia.

Há, ainda, uma parte de redação, que precisa ser desenvolvida de acordo com o tema fornecido.

Por isso mesmo, o aluno deve se preparar e se dedicar aos estudos para, além de dominar o português, entender como diversos acontecimentos no Brasil e no mundo impactam na nossa vida.

Como acompanhar a inscrição para o Encceja

Feita a sua inscrição para o Encceja, é preciso saber de algumas coisas importantes. Olha só: 

 O Inep/MEC nunca envia o local da prova para seu celular ou no seu e-mail;

Local da prova, endereço da sala da prova, data e horário de sua prova só devem ser consultados na página do participante do Encceja;

O Inep só divulga o local da prova algumas semanas antes do dia de sua aplicação.

Como saber onde vou fazer a prova do Encceja?

Assim que realizar a sua inscrição Encceja, você não saberá de imediato qual o local de sua prova. O Inep/MEC nunca envia o local da prova pro seu celular ou e-mail.

Na verdade, o local da prova, endereço da sala da prova, data e horário de sua prova só podem ser consultados na página do participante do Encceja.

Além disso, o Inep só divulga o local da prova algumas semanas antes do dia de sua aplicação. Então, fique ligado ao site do INEP e às notícias sobre o exame pra saber pra onde deve se locomover e realizar o Encceja.

Quando sair a lista, com os locais da avaliação, você deve acessar o site, selecionar a opção “Página do visitante” e inserir seu CPF e senha.

Ao entrar na página, você encontrará a informação do local da prova, entre outros dados.

Como se preparar para o Encceja?

Você já fez sua inscrição Encceja e agora precisa saber como se preparar pra fazer uma boa avaliação?

A resposta é simples: com muito estudo. A gente sabe que o Encceja tem muito conteúdo, então é preciso uma boa gestão de tempo, disciplina e foco.

A gente separou algumas dicas que vão te ajudar no processo:

  • crie um cronograma de estudos;
  • enfatize as matérias que você tem mais dificuldade;
  • estude e faça as provas anteriores do Encceja;
  • faça fichamentos e resumos dos tópicos mais difíceis;
  • pratique a redação com texto dissertativo-argumentativo.

Posso fazer o Encceja mais de uma vez?

A resposta é, sim! Se você já fez a avaliação e não conseguiu a pontuação mínima, tem a chance de fazer novamente pra obter a aprovação.

Isso quer dizer que você pode fazer as áreas em que foi reprovado pra conseguir seu certificado.

Quem tem direito a atendimento específico e especializado no Encceja?

Se você fez sua inscrição Encceja e precisa saber se tem direito a atendimento específico ou especializado, fique tranquilo. O exame conta com política de inclusão que garante atendimento a quem precisar.

No edital, você confere quem tem direito ao atendimento específico e especializado, mas podemos adiantar que grávidas, idosos, pessoas com baixa visão, deficiências e dislexia estão incluídos, é claro.

Além disso, se preferir, você pode usar o seu nome social na realização da prova.

Como recebo o meu certificado do Encceja?

Se você fez sua inscrição Encceja, realizou a prova e foi aprovado, parabéns por essa conquista! Você deve estar ansioso pra receber seu certificado, não é mesmo?

Nesse sentido, você precisará reunir os seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF — cópia e original;
  • seu boletim retirado da página da pontuação.

Depois, procure a instituição certificadora que você escolheu na inscrição Encceja.

Qual a diferença entre Enem e Encceja?

Tanto o Enem quanto o Encceja são avaliações do Ministério da Educação (MEC), mas que apresentam objetivos diferentes. A gente te explica!

O Encceja é realizado pra que pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio na escola, possam se certificar. Já o Enem é feito pra pessoas com Ensino Médio que desejam ingressar em instituições de Ensino Superior

Dessa forma, se você se certificar com o Encceja, pode se inscrever no Enem e tentar uma vaga em faculdades através de programas como o Sisu e Prouni.

Enquanto o Encceja é uma avaliação gratuita que acontece em um dia, o Enem tem taxa de inscrição e é dividido em dois dias de aplicação.

Por fim, se você vai prestar o Encceja e precisa pegar pesado nos estudos, conte com a Descomplica! Conheça nosso preparatório para o Encceja.