Quer receber materiais gratuitos e dicas exclusivas?

Insira seu email e receba em primeira mão as novidades sobre o Encceja 2018!

Como estudar para o Encceja 2018?

Descubra o primeiro passo para começar os estudos

Se você chegou até aqui, provavelmente está se perguntando como estudar para a prova do Encceja 2018 — exame que vale como certificação para os ensinos médio e fundamental. Muitas pessoas querem realizar a prova, mas ficam com um pouco de receio de tentar, muitas vezes por estarem há muito tempo afastadas dos estudos.

SAIBA TUDO QUE VOCÊ PRECISA ESTUDAR PARA O ENCCEJA!

Como estudar para prova do Encceja?

Sabemos que saber como e o que estudar para a prova do Encceja pode ser difícil de descobrir. Por isso, trouxemos algumas dicas para dar um pontapé na sua preparação.  Fique tranquilo, o Inep, órgão responsável pelo Encceja, pensa todas as avaliações de forma que pessoas que não concluíram seus estudos na idade prevista consigam responder às questões. Além disso, não é necessário gabaritar tudo. Acertar metade da prova já o suficiente para tirar o certificado. Confira nossas orientações:

Organize sua rotina

Ser organizado é necessário para qualquer projeto que você se proponha a fazer. Com os estudos não poderia ser diferente, certo? Antes de buscar saber como estudar para prova do Encceja, é importante avaliar a sua rotina e ver em que momentos do seu dia é possível encaixar momentos de estudo. Por exemplo, se seu trabalho é durante o dia, reserve duas horinhas para estudar pós-expediente. O importante é reservar algum tempo para estudar todos os dias.

Comece devagar

Vá com calma! Sabemos que você quer muito ser aprovado no Encceja, mas não adianta estudar quatro horas por dia de uma vez. Desse jeito, é provável que você acabe se atropelando na matéria. O segredo aqui é estudar por pequenos espaços de tempo.

Por exemplo, na primeira semana de preparação, comece estudando por vinte minutos e faça pausas de descanso de cinco minutos. Mantenha esse ritmo até completar uma hora. Depois vá aumentando o ritmo. Ao invés de 20 minutos, foque por 30 minutos e assim por diante. Essa é a melhor forma de voltar a se acostumar com a nova rotina de estudos.

Dê aula sobre o que você aprendeu

Uma boa técnica de estudo é explicar a matéria do dia para alguém que não sabe nada sobre o assunto. Essa é a hora de pedir ajuda para a sua família. Convoque um parceiro para te ajudar nesta tarefa. Existe uma técnica de estudos chamada Método Feynman. Funciona assim:

Se a pessoa entender certinho toda a matéria, quer dizer que você está craque no assunto. Se não, isso indica que ainda é preciso estudar um pouco mais aquela disciplina. 🙂

Use o material do governo como apoio

Toda ajuda é válida, hein! Principalmente se vier de especialistas no assunto. Como falamos lá em cima, o Inep é o órgão do governo responsável por criar as questões que caem nas provas. A dica é que eles também montaram um material de estudo, especialmente pensado para essa prova. Confira o material de estudos ou imprima, caso você prefira estudar no papel. 👍

Anotou todas as dicas? Elas vão te ajudar a entender melhor como estudar para prova do Encceja e a conseguir sua certificação. Estamos aqui para você, para o que for necessário. Acreditamos muito no seu sonho, vamos juntos?