• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como conseguir seu certificado de conclusão do Ensino Médio

Veja aqui nesse post como você faz para ter um diploma ou certificado do Ensino Médio pelo Encceja.

Precisa do certificado de conclusão do Ensino Médio? Até 2016, isso era possível com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas, após uma reformulação da prova, não é mais possível de se conseguir o documento com ela. Como, então, obter o certificado de conclusão do Ensino Médio?

Quem já possui mais de 18 anos e pretende ingressar em uma universidade sem estudar os três anos do Ensino Médio tem algumas formas de conseguir isso. A principal delas é realizando o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Ele serve para comprovar ao Governo Federal que o candidato domina os conteúdos exigidos neste nível de escolaridade. A seguir, falaremos mais sobre ele.

Quem pode fazer o Encceja para obter o certificado do Ensino Médio

O Encceja é um exame que concede certificados de níveis fundamental e médio. Essa prova, inclusive, é aplicada pelo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mesmo órgão responsável pelo Enem.

Qualquer brasileiro com mais de 18 anos pode fazer o Encceja, que oferece um certificado válido em todo o território nacional. Com ele, é possível ingressar em uma universidade, conseguir um emprego e participar de concursos que exijam o Ensino Médio completo.

Quem obtém o Encceja tem a chance de:

  • Disputar uma vaga em universidade pública pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu);
  • Concorrer a bolsas de estudos parciais e integrais pelo Programa Universidade para Todos (ProUni);
  • Financiar o curso a juros baixos e prazos longo com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES);
  • Entrar em faculdades privadas com a nota do Enem.

Como funciona o Encceja: pontuação e resultados

O Encceja tem funcionamento semelhante ao Enem. Nele, o participante que obtiver nota mínima de 100 pontos em cada prova objetiva e mínimo de 5 pontos na redação pode solicitar o diploma de Ensino Médio.

Caso o candidato não obtenha a pontuação do total do exame, é possível, ainda, solicitar a declaração parcial de proficiência se ele for aprovado em uma ou mais matérias.

O Certificado de Conclusão pelo Encceja é emitido pelas secretarias estaduais de educação e pelos institutos federais que têm acordo com o Inep.

Por isso, após a divulgação dos resultados do Encceja, o candidato deve buscar as secretarias estaduais de educação ou institutos federais para solicitar o diploma. É preciso levar o documento de identificação com foto e número de inscrição no Encceja.

Importante: nem todos os institutos federais emitem a certificação pelo Encceja. A listagem segue no próprio edital do exame.

Se você pretende obter um certificado de conclusão do Ensino Médio, vale a pena conhecer e estudar para o Encceja.

Há diversos cursos online e programações especiais para que você consiga a nota necessária para obter esse certificado. Vale a pena investir nessa formação!👉 Tire mais dúvidas sobre o Encceja clicando aqui

A maior sala de aula direto da sua casa

Junte-se aos 50 mil alunos que descobriram como melhorar os resultados estudando online para o Encceja!

👉 Quero estudar!