• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Conheça a prova para concluir o Ensino Médio

O sonho de grande parte das pessoas é concluir os estudos e ter acesso à faculdade, não é? Quem não teve a chance de finalizar o Ensino Médio por questões financeiras, de trabalho ou saúde tem a chance de fazer isso com um exame gratuito: o Encceja.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é realizado pelo Inep e permite que jovens e adultos concluam o Ensino Médio, podendo se inscrever em exames como o Enem, por exemplo.

Quer entender como funciona o Encceja e o que fazer para concluir o Ensino Médio? O Descomplica te ajuda nisso!

O que é o Encceja e qual é seu objetivo

O Encceja é um exame gratuito e voluntário, destinado a jovens e adultos que vivem no Brasil ou no exterior, incluindo pessoas privadas de liberdade e que não tiveram a oportunidade de concluírem seus estudos na idade adequada.

Quem não concluiu o Ensino Médio pode obter seu diploma fazendo essa prova, aplicada em um dia. O requisito mínimo para conseguir isso é ter 18 anos completos no dia da prova. 

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos válido para o Ensino Médio é composto por uma prova que engloba as seguintes disciplinas:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Para conseguir uma nota que permita ao estudante obter o diploma do Ensino Médio, é fundamental estudar e se preparar adequadamente para a prova. O próprio site do Inep disponibiliza um material didático pedagógico, mas existem cursos específicos online que oferecem todo o conteúdo da prova e preparam o aluno para conseguir uma boa nota no exame. 

👉 Confira o plano de aulas para o Encceja do Descomplica

No total, o Encceja é composto por 30 questões objetivas para cada turno da prova (matutino e vespertino). Elas são criadas com base em quatro habilidades, que são:

  • Domínio de linguagens;
  • Compreensão de fenômenos;
  • Enfrentamento e resolução de situações-problema;
  • Capacidade de argumentação e elaboração de propostas. 

Além disso, o exame requer a produção de um texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

Quem faz o Encceja pode fazer o Enem?

A resposta para essa pergunta é “sim”. Quem fez o Encceja pode, depois, fazer o Enem para concorrer a uma vaga no Ensino Superior. 

Para tanto, é necessário atingir a nota mínima do Encceja para concluir o Ensino Médio. O mínimo são 100 pontos em cada área do conhecimento, sendo que o candidato precisa acertar, em média, de 10 a 12 questões das 30 de cada área do conhecimento. A nota da redação também precisa ser maior do que 5.

Com o diploma de Ensino Médio em mãos, é muito mais fácil conquistar melhores oportunidades no mercado de trabalho e chegar à universidade por meio do vestibular ou Enem. 

Como concluir o Ensino Médio de graça?

Quem deseja finalizar seus estudos e conseguir o certificado de conclusão do Ensino Médio precisa se inscrever no Encceja, como já dissemos acima.

É preciso ficar atento à publicação do edital, no site do Inep. Quando ele estiver disponível, você deve fazer a inscrição no site do exame e se preparar para a avaliação, que acontece uma vez por ano.

Maiores de 18 anos, mesmo que não tenham o Ensino Fundamental completo, podem fazer a prova para pleitear as duas certificações (Ensino Fundamental e Médio).

Se você se dedicar aos estudos e se preparar da forma certa, é possível terminar os estudos e já prestar o Enem, disputando uma vaga na faculdade! Já pensou nisso? Incrível!

Como montar um cronograma de estudos para o Encceja

No momento de começar os estudos para o Encceja, recomendamos que você monte um cronograma de estudos. Ele te ajudará a entender bem os conteúdos, dividir cada matéria e se programar até a data da prova. 

Além disso, uma coisa legal de se fazer é resolver a edição anterior do exame, que você encontra aqui no Descomplica! O site do Inep também disponibiliza os cadernos de prova e os gabaritos.

Na sequência, depois de você identificar seus pontos fortes e fracos, é hora de começar a montar um cronograma para o Encceja. O passo a passo é o seguinte:

1. Estabeleça metas

O segredo para se dar bem no Encceja é fazer trabalho de formiguinha. Por isso, crie metas “pequenas” ao longo desses meses de preparação até o Encceja. 

Como a rotina de estudo e trabalho é bem puxada, reserve 30 minutinhos por dia para assistir a alguma aula ou fazer cinco exercícios todo dia – no mínimo! Assim, você mantém o conteúdo sempre em dia, refrescando as matérias na memória e evitando o cansaço excessivo.

Reserve um tempo extra para matérias em que você tiver mais dificuldade. Por exemplo, estabeleça que você irá resolver 3 exercícios desta disciplina todos os dias.

2. Monte o cronograma

O primeiro passo é pegar duas folhas de papel em branco. Em uma delas, liste todas as suas atividades diárias. Desde preparar o café da manhã, por exemplo, a colocar as crianças para dormir. Faça uma relação das tarefas do dia a dia e outra só dos estudos. Seja o mais detalhista possível. 

Na outra folha em branco, faça o seguinte:

  • Crie sete colunas verticais. Uma para cada dia da semana;
  • Faça retângulos pequenos dentro de uma das colunas principais. Cada espaço em branco representa uma janela de uma hora no seu dia;
  • No lado esquerdo da folha de papel, escreva os horários em que suas atividades acontecem;
  • Distribua suas tarefas do dia a dia nos quadradinhos;
  • Separe e vá colocando as tarefas referentes ao estudo nos espaços em branco que sobrarem.

Criado esse planejamento, é muito importante segui-lo para garantir que todo o conteúdo será abordado, ok?

Se você tiver dificuldades para fazer isso, vale contar com especialistas para te ajudar a montar o cronograma. O Descomplica manja tudo disso e pode adaptar o cronograma de estudos às suas necessidades, com aulas online flexíveis e completas!

Como conseguir bolsa de estudos para a faculdade

Depois de conseguir o certificado de conclusão do Ensino Médio com o Encceja, é hora de pensar no Ensino Superior!

Para ajudar com o pagamento das mensalidades do curso de graduação, você pode contar com programas governamentais, tais como o SiSu e o ProUni

Há, ainda, o Fies, que financia seus estudos para que você pague tudo depois de formado e com emprego!

Quem deseja aprimorar seus estudos e aprender cada vez mais se beneficia muito do Encceja e do Enem. Invista neles!

Ah! Quer estudar para o Encceja e conseguir seu diploma para o Ensino Médio? Conheça as aulas online do Descomplica para o Encceja e veja como é fácil se preparar para o exame com quem entende do assunto! Temos provas e gabaritos do exame, aulas online, exercícios e muito mais!