• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como aproveitar a nota do Encceja: veja as opções

Quem não sonha com um diploma universitário e melhores possibilidades de trabalho, não é mesmo? Descubra como aproveitar a nota do Encceja e estar bem mais perto desses sonhos.

Destinado a quem não concluiu o Ensino Fundamental ou Médio, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos ajuda o estudante a crescer na carreira e chegar ao Ensino Superior. 

Por isso, vale a pena conhecer as melhores formas de como aproveitar a nota do Encceja.

Por meio desta prova, aplicada para os dois níveis de formação (Fundamental e Médio), é possível conseguir o diploma de conclusão e aprimorar seus estudos. E tudo de forma rápida e eficiente, já que o certificado tem validade em todo o Brasil.

Quer entender a melhor forma de aproveitar a nota do Encceja? Se liga nas nossas dicas!

Como funciona o Encceja? Quem pode fazer o exame?

A avaliação do Encceja é feita por meio de provas aplicadas em todo o País. O exame é aplicado duas vezes por ano e, geralmente, o resultado é divulgado após três meses de sua realização.

A prova do Encceja é aberta a todos os brasileiros que não concluíram seus estudos, seja Fundamental ou Médio. O exame tem o objetivo de verificar se o candidato possui os conhecimentos previstos na formação básica e é gratuito.

Quem deseja um diploma de educação básica precisa atingir a nota definida pelo MEC. Depois de estudar e se preparar para o exame, se você conseguir um resultado positivo, tem acesso a um diploma válido em todo o território nacional!

Uma das únicas restrições para fazer o Encceja diz respeito à idade:

  • Mais de 15 anos completos para o Ensino Fundamental;
  • Pelo menos 18 anos completos para o Ensino Médio.

Como aproveitar a nota do Encceja

As notas estipuladas pelo MEC para ser aprovado no Encceja são:

  • 100 pontos nas provas fechadas (em uma escala que varia de 60 a 180 pontos) 
  • Mais de 5 pontos na redação (em uma escala que varia de 0 a 10)

Uma vez conquistada uma boa nota no Encceja, incluindo a redação, o candidato tem diversas formas de usar o seu certificado, sabia?

Para quem conseguiu o diploma do Ensino Fundamental, a oportunidade abre diversas portas no mercado de trabalho, incluindo a possibilidade de prestar concursos e cursar o Ensino Médio!

Com um diploma de Ensino Fundamental, você amplia suas possibilidades no mercado de trabalho e tem chance de conquistar maiores salários!

LEIA MAIS

👉 O Que É TRI (Teoria De Resposta Ao Item) utilizado na nota do Encceja? Encceja ou Supletivo: quais as diferenças? 

Já o diploma de Ensino Médio obtido com o Encceja, que é reconhecido pelo MEC e por todas as instituições de Ensino Superior do País, dá ainda mais possibilidades para o estudante.

Com ele, é possível se inscrever no Enem e tentar uma vaga na faculdade dos seus sonhos. Além disso, você pode usar a nota do Encceja e seu diploma para prestar concursos e conquistar uma excelente oportunidade de trabalho.

Matricular-se em faculdades presenciais, cursos a distância e acesso a programas do governo como o ProUni ou SiSu são possíveis com o diploma do Encceja!

Esse exame é demais, não acha? Saiba tudo sobre o Encceja e conheça a melhor forma de estudar para a prova com o Descomplica. Somos especialistas nisso!