• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como acessar o cartão de confirmação Encceja

Quem vai prestar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) precisa cuidar de cada detalhe para que tudo saia da melhor forma. Um dos pontos que merece atenção dos candidatos é o cartão de confirmação Encceja, que traz diversas informações úteis para o participante.

Entre os dados trazidos pelo cartão de confirmação do Encceja estão número de inscrição, data, horário e local da prova. Há, ainda, orientações para a realização do exame, bem como a informação se o participante deve ser tratado pelo nome social ou se precisa de atendimento especializado.

Você tem dúvida sobre se é preciso imprimir o cartão de confirmação do Encceja? Ou, ainda, qual é a melhor forma de consultar o cartão de confirmação do Encceja? Vem com a gente que te ensinamos tudo!

Como consultar o cartão de confirmação Encceja

Para acessar o cartão no Sistema Encceja, o participante precisa estar cadastrado na plataforma do Governo Federal e ter em mãos seu login único e senha de acesso. Caso o participante não lembre ou tenha perdido a senha, é possível recuperá-la.

Feito isso, olha só o passo a passo para ver seu cartão de confirmação:

1. Para visualizar ou imprimir o cartão, basta acessar o Sistema Encceja e selecionar a opção “Clique aqui para acompanhar sua inscrição, acessando gov.br”;

2. Insira o número de CPF e clicar em “Avançar”;

3. Em seguida, informe a senha do login único e selecione a opção “Entrar”;

4. Na barra esquerda, selecione a terceira opção “Local de Prova/Cartão Confirmação”. Em seguida, será aberta a página com as informações de inscrição e realização da prova. 

É preciso conferir todas as informações, especialmente o horário e o local do exame, bem como o nível de certificação;

5. Clique no botão “Imprimir” na sequência.

Ao acessar o cartão de confirmação, é importante que o participante fique atento ao horário do seu exame e às orientações de prevenção à covid-19 adotadas pelo Inep. Além disso, é necessário verificar o nível de conclusão da sua certificação (Fundamental ou Médio). 

Vale lembrar que o Cartão de Confirmação de Inscrição é o documento oficial que orientará os participantes para o exame. Embora não seja obrigatório, o Inep orienta que o inscrito leve o cartão no dia da prova.

Preciso imprimir o cartão de confirmação do Encceja?

O Inep recomenda que os candidatos ao Encceja, tanto do Nível Fundamental quanto do Ensino Médio, imprimam o cartão de confirmação do Encceja.

Com esse documento, você tem em mãos informações valiosas e consegue se orientar melhor em relação aos dados importantes, como local e data de prova.

O processo de imprimir o cartão de confirmação do Encceja é bastante simples, como você viu acima. Basta seguir o passo a passo para conseguir o seu! 

O que é o Encceja e como ele funciona?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi realizado pela primeira vez em 2002. Ele é destinado a jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade adequada. 

Realizado pelo Inep, ele emite certificado e declaração de proficiência válidos em todo o Brasil e que permitem acesso a exames como o Enem, por exemplo.

O Encceja tem quatro aplicações, com editais e cronogramas distintos: Encceja Nacional para residentes no Brasil, Encceja Nacional PPL, para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas, Encceja Exterior, para brasileiros residentes no e Encceja Exterior PPL, para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas. 

As provas do Encceja são aplicadas em um único dia, nos turnos matutino e vespertino. O exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação. 

Quer saber tudinho de Encceja 2021 e ainda tirar aquela nota marota na prova? Vem com o Descomplica! Nossos cursos online para o Encceja são os melhores – e você ainda aprende de onde estiver, quando puder!