Tenho pouco tempo até a minha prova, e agora?

Pouco tempo até a minha prova, e agora?
Pouco tempo até a minha prova, e agora?

Certamente a sua vida de “concurseiro” não está nada fácil! Cuidar dos afazeres domésticos e estudar diversas disciplinas parece ser uma conta que nunca irá fechar. Como se não bastasse, por mera falta de organização, a prova se aproxima e você ainda nem iniciou sua preparação, tem pouco tempo até ela.

Digo mais, apesar da taxa de inscrição estar paga, você não chegou nem perto de estudar as matérias do edital. Por isso, sinto muito dizer, mas, provavelmente, a decisão mais sensata seja desistir da prova. Será?!

Inspire, respire e não pire!

Em primeiro lugar, é fundamental dizer que, se essa situação acontecer com você, não se desespere! Não adianta se culpar por não ter estudado antes ou por não ter tomado consciência daquele edital com mais antecedência. O relevante é você pensar no que pode ser feito a partir desse momento presente! Afinal, é isso o que importa: o que será feito para consecução dos seus objetivos.

Portanto, relaxe que eu já vou te ajudar com as tão preciosas dicas para quem tem pouco tempo de preparação até o dia da prova!

banner_descomplica_concursos

Foque nos principais temas

Olhar aquela infinidade de matérias do edital é assustador, mas lembre-se que sempre existem assuntos que são cobrados com mais frequência.

Então, é estratégico estudar esses tópicos! Cada banca segue um padrão e sempre acaba privilegiando alguns temas em detrimento de outros.

Aliás, só para exemplificar, nas provas da FGV de nível superior em direito, dentre os temas mais recorrentes na disciplina de Direito Administrativo, há o de Agentes Públicos e Licitações e Contratos. Por isso, nos concursos dessa banca, esses dois temas têm grandes chances de aparecerem na sua prova.

Aproveitando a oportunidade, informo que o Descomplica Concursos oferece Raio-X dessas bancas, indicando quais são os temas com mais chances de serem cobrados. Essa ferramenta é elaborada tendo como base as provas de concursos anteriores das bancas organizadoras.

Então, com o Raio-X, os alunos do Descomplica conseguem saber quais temas devem ser priorizados. Nem preciso dizer que isso agiliza (e muito!) o processo de preparação para o concurso, não é mesmo?

De olho na lei seca

Outra coisa importante: se o seu concurso alvo cobra matérias de direito, não perca tempo lendo diversos livros de doutrina, pois um dos segredos para quem está com o prazo apertado é priorizar o estudo da lei seca.

Afinal, já faz parte da realidade de muitas bancas exigir do candidato apenas o conhecimento da letra fria da lei, ou seja, do que está expresso na legislação.

Além disso, com a leitura da lei seca você vai conseguir estudar mais temas, pois esse é um método de estudo que, quando comparado com outros, demanda menos tempo de dedicação.

Dessa forma, você vai agilizar os seus estudos e só se debruçará em algum manual quando realmente tiver dúvidas sobre determinado assunto ou quando souber que aquele tema tem grandes chances de aparecer na sua prova.

Estude por questões

Se o tempo está curto, é fundamental, ainda, estudar por questões! Ao estudar por questões, você verá como aquela banca costuma cobrar, na prática, os temas que estão dispostos no edital.

No mais, esse método de estudos ainda lhe trará a vantagem de permitir que você se familiarize com a linguagem adotada pela banca!

Por fim, o estudo por questões faz com que você fixe melhor o conteúdo e perca o medo de resolver questões de concurso!

Nesse sentido, o Descomplica Concursos disponibiliza Cadernos de exercícios, que são listas que contêm questões anteriores de concursos classificadas por disciplina, tema, cargo e banca organizadora.

Fique ligado no Tudo sobre Concursos!

No Tudo sobre Concursos são publicados diariamente artigos e notícias sobre jurisprudência, doutrina, dicas de estudo, além do compartilhamento de experiências pessoais de outros “concurseiros”.

Então, o TST é um ótimo aliado para você mandar bem na sua prova!

Bons estudos e nada é impossível para quem sonha! 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here