Qual carreira seguir? Saiba agora, concurseiro!

Bússola
Não sabe qual carreira seguir? Aprenda a se guiar!

Qual carreira seguir? Esta é uma das maiores dúvidas de todos os concurseiros na hora de começar a estudar. Por isso, estamos aqui para te contar o passo a passo que vai ajudar na sua escolha.

Antes de começar a estudar para concursos, lembre-se que este universo tem uma estrutura base, que precisa ser entendida, a fim de que sua escolha de carreira seja acertada.

A maioria das vagas estão inseridas em um dos três poderes do Estado, os quais sejam: legislativo, executivo e judiciário. Sendo que, legislativo e executivo têm muitas semelhanças. Isso porquê, ambos alcançam todas as esferas do Estado, possuem oportunidades para diversas profissões, em todos os níveis de escolaridade e com várias opções de carreiras.

Já o judiciário, apesar de também alcançar muitas opções, seu nicho acaba sendo mais fechado, pois a maioria das vagas estão atreladas ao mundo jurídico. Acrescentamos aqui as instituições autônomas como o Ministério Público e a Defensoria Pública, que também possuem administração própria oferecendo, portanto, diversos tipos de certames.

banner_descomplica_concursos

Como conciliar a carreira a seguir com meus Objetivos?

Entenda que, ao invés de sair estudando desesperadamente, é melhor que antes você trace seus objetivos. Defina metas de curto, médio e longo prazo com base na trajetória que pretende trilhar. Não se esqueça de considerar sua realidade. Ou seja, se faz parte da maioria, terá de conciliar estudo e trabalho. Afinal, muitas pessoas já têm filhos ou compromissos que podem conflituar com a rotina de um concurseiro.

Mas nem pense em desanimar, apenas organize-se considerando todos os aspectos que podem influenciar no seu rendimento e, consequentemente, no seu resultado final.

Escolha o melhor cargo para você!

Qual o tamanho da sua vontade? Quando pensamos em qual carreira seguir, alguns aspectos devem ser considerados. Como, por exemplo, a disposição para seleções locais, regionais ou nacionais. Por exemplo, em um concurso nacional, se não houver disposição para mudar a residência, dificilmente a conquista lhe satisfará.

Da mesma forma, ocorre com a mudança de estilo de vida possível, quando falamos de concursos que abrangem uma grande área territorial. Sair de uma cidade pequena para uma metrópole ou vice-versa é algo para o qual o candidato deve estar aberto.

Carreira: sonhos x habilidades

Conheça-se! Seus sonhos devem ser compatíveis com suas habilidades ou capacidade de desempenhar as funções do futuro cargo. Lembre-se que a vida continua pós aprovação. Portanto, considere o que gostaria de fazer em sua rotina, bem como suas faculdades para tanto.

Isso influencia tanto na escolha da área quanto na escolha do cargo.

Definida a carreira a seguir, lembre-se: tudo pode mudar!

Trabalhe também com o fator surpresa! Afinal, tudo muda o tempo todo! Assim, independente de estar estudando para alcançar melhoras graduais de cargos ou se está disposto a estudar por mais tempo para concursos “tops”, não coloque o peso da definitividade sobre a sua escolha.

Caminhe na direção escolhida, mas esteja aberto às oportunidades. Inclusive para mudar de carreira, descobrir novas habilidades, reconstruir-se.

Permita-se evoluir!

Planeje sua carreira a longo prazo, pensando também na sua evolução pessoal. Portanto, não deixe nunca de estudar, de fazer cursos, especializações, e tudo mais que puder contribuir com o seu sucesso e satisfação. Pois, seu crescimento profissional só depende do seu investimento.

E para tanto, conte sempre conosco! Além dessa dica sobre qual carreira seguir, temos cursos e ferramentas específicas para o seu estudo. O Descomplica Concursos oferece tudo o que você precisa para sua aprovação.

Um beijo e até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here