Os melhores livros de Direito Constitucional para concursos

Abordaremos nesse texto sobre os melhores livros de direito constitucional para você que deseja ter sucesso nos concursos públicos!

Quem, no mundo dos concursos, nunca ficou em dúvida sobre qual é o melhor livro para estudar determinada matéria? Difícil de imaginar alguém que não tenha passado por isso!

Os livros são um dos materiais mais importantes na preparação para concursos, e, aliados à leitura da lei, resolução de questões e uma dose de dedicação, compõem uma fórmula quase infalível para quem quer ser aprovado nos certames.

A variedade de títulos no mercado, porém, pode trazer dúvidas sobre qual seria o melhor e mais adequado na hora dos estudos. Pensando nisso, abordaremos aqui sobre os melhores livros de direito constitucional para você que deseja ter sucesso nos concursos públicos!

Direito Constitucional Esquematizado – Pedro Lenza

Pedro Lenza;
Direito Constitucional esquematizado
Edit. Saraiva; 22ª ed. 2018.

Sem dúvidas, essa é a obra mais famosa e completa para quem estuda direito constitucional para concurso público. Com uma linguagem de fácil compreensão, o autor não deixa de fora nenhum tema relevante, seja para concursos de nível médio ou para a magistratura. São quase 1.600 páginas – isso mesmo, mil e seiscentas! 

Além do conteúdo material, o livro oferece outros recursos interessantes para os concurseiros. Sob o ponto de vista gráfico, as partes importantes são destacadas em fontes de outra cor e negrito. Além disso, o autor traz esquemas ao final dos capítulos com um resumo do que foi abordado, uma ótima ferramenta para revisões rápidas!

Por fim, deixando o material ainda mais completo, as edições mais recentes oferecem materiais digitais com videoaulas, banco de questões, vídeo de resolução de questões e questões em formato PDF com a possibilidade de impressão do conteúdo.

Ressaltamos, entretanto, que ele não é uma unanimidade entre os concurseiros. O motivo? Justamente por ser completo demais (que ironia, não?!). Alguns candidatos reclamam do fato de o autor fazer análises históricas e de correntes minoritárias que tomam muito tempo de estudo e que dificilmente são cobradas em concursos.

Manual de Direito Constitucional – Nathalia Masson

Natalia Masson;
Manual de Direito Constitucional
Edit. Juspodivm; 7ª ed. 2019.

Outra obra completíssima e com excelente didática, o manual da professora de direito constitucional e autora de diversos outros livros atende aos candidatos que desejam prestar concursos que exigem um conhecimento aprofundado sobre os assuntos, como os concursos para procuradorias, magistratura, Defensoria Pública e Ministério Público.

O livro inclui, ao longo de suas páginas, a combinação perfeita para quem quer entender e fixar de vez um conteúdo. As lições doutrinárias acompanham jurisprudências e quadros sinópticos, além de questões comentadas de 1ª e 2ª fase para conhecer a forma de cobrança pelas bancas.

Além disso, há destaques em segunda cor para os trechos mais importantes. E a autora orienta o concurseiro para as provas de 2ª fase, indicando em diversos pontos os assuntos que já foram cobrados nessa etapa.

Curso de Direito Constitucional – Marcelo Novelino

Marcelo Novelino;
Curso de Direito Constitucional
Edit. Juspodivm; 14ª ed. 2019.

O curso do doutor em direito público e ex-assessor do Ministro do STF Marco Aurélio de Melo, é a obra de volume único indicada para quem quer absorver o conhecimento necessário sem muitos rodeios.

O livro faz uma abordagem mais objetiva dos temas. Por isso, é consideravelmente menor que seus principais concorrentes – não chega à mil páginas. Mas não deixa nada a desejar, mesmo que o candidato esteja se preparando para concursos mais difíceis, como os de procuradorias.

A obra possui excelente didática e adota uma aparência mais limpa, deixando para o estudante a autonomia de destacar as partes que julgue mais importantes.

Direito Constitucional/Sinopse para concursos - Juliano Taveira Bernardes e Olavo Augusto Vianna Alves Ferreira

Juliano Taveira Bernardes e Olavo Augusto Vianna Alves Ferreira;
Direito Constitucional/Sinopse para concursos
Edit. Juspodivm; 9ª ed. 2019.

Embora as sinopses ainda sejam obras que sofrem com a desconfiança dos concurseiros, essa coleção cumpre muito bem a finalidade a qual se propõe: preparar os candidatos de modo prático, sistematizado e objetivo.

Um diferencial dessa obra, dividida em dois tomos, em comparação às outras sinopses, é que ela se preocupa em apresentar ao leitor o entendimento dos tribunais superiores sobre os principais pontos, além de abordar temas tratados em manuais e livros mais densos.  

Direito Constitucional Master Jurisdo – Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino

Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino;
Direito Constitucional Master Jurisdo
Edit. Método;
Ed. 18ª. 2018.

Com uma abordagem didática, simples e objetiva, o livro foi criado de maneira que mesmo quem não é da área do Direito consegue compreender bem a linguagem e entender prontamente os assuntos nele abordados. Busca-se transportar o leitor para as salas de aula utilizando uma linguagem, como sugerida pelo título, descomplicada. Por esse motivo, o livro é muito indicado para quem está iniciando os estudos para concursos ou precisa formar uma base sólida na disciplina.

Na obra, os autores abordam todos os temas relevantes da disciplina, contemplando o conteúdo de editais dos principais concursos públicos. Além disso, conta com uma extensa seleção de exercícios extraídos de provas das principais bancas examinadoras.

Continue acompanhando e contribua com o Master Juris

O que achou da nossa seleção de livros de direito constitucional para concursos? Possui alguma outra indicação? Conte para a gente! E não se esqueça de continuar acompanhando o blog Master Juris para ficar por dentro das principais notícias sobre concursos, dicas de estudo e conteúdo jurídico!

Agora, deseja aprofundar ainda mais os seus conhecimentos na preparação para concursos públicos? Master Juris! É só o que você precisa!

Artigos Mais Lidos:

Respostas