Concurso do MPU: novas nomeações estão por vir

Concurso MPU

Novas nomeações no concurso do MPU podem ser realizadas entre junho e julho de 2019

É isso mesmo, concurseiros! O concurso do Ministério Público da União (MPU) poderá ter novas nomeações a partir de junho de 2019. A informação foi passada pela secretária-geral adjunta de gestão de pessoas do MPU em reunião com o sindicado dos Servidores do órgão e a comissão de aprovados, no dia 7 de maio.

Na reunião, os membros da comissão apresentaram uma pauta com nove itens. Dentre eles estavam as perspectivas para o provimento de cargos em 2019 e para a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020 visando a entrada de novos servidores. No encontro, o diretor de Política e Assessoramento Parlamentar do Sindicato do MPU, Adriel Gael, disse ser a questão orçamentária um obstáculo às nomeações graças a Emenda Constitucional n° 95, que instituiu a PEC dos gastos públicos.

Ah! Sobre a PEC, está rolando no site do Senado Federal uma consulta pública com o intuito de sua revogação. A PEC, altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências.

Mesmo com o orçamento apertado, novas nomeações serão feitas a partir de junho para o cargo de Técnico do MPU. Estas ocorrerão logo após o Cebraspe (banca organizadora) finalizar a verificação dos casos relacionados às cotas e às pessoas com deficiência.

banner_descomplica_concursos

Para as vagas de Técnico em administração

A feitura de novas nomeações para as vagas de Técnico do MPU será mais complicada, pois uma ação civil pública anulou a questão 67 da prova objetiva do concurso. Com isso, foi determinada a reclassificação dos aprovados ao cargo. Assim, segundo o sindicato do MPU, após esta pendência ser resolvida, novas nomeações, que não causem déficits financeiros, serão realizadas a partir de junho.

Para as vagas de Analista

Para os cargos de Analista em Direito, sabe-se que podem ser feitas novas nomeações também, desde que essas não causem impacto financeiro. Segundo Gael, as nomeações poderão ser feitas até agosto.

O concurso

O concurso para o MPU foi realizado no ano de 2018 e ofertou 47 vagas imediatas mais formação de cadastro de reserva para as áreas de Técnico em administração (nível médio) e Analista em Direito (nível superior).

A prova objetiva ocorreu em 21 de outubro para os dois níveis e somente quem concorreu para Analista teve que se submeter também à prova discursiva (que ocorreu na mesma data). Na prova objetiva, houve 120 questões de conhecimentos básicos (comum a ambos os cargos) e conhecimentos específicos (para cada cargo).

A prova discursiva foi uma redação de até 30 linhas sobre a Legislação Aplicada ao MPU e ao CNMP.

Continue com a gente

Prestou esse concurso para o MPU? Continue ligado aqui no Tudo Sobre Concursos para mais atualizações. E siga nosso canal no Youtube para saber das principais novidades no mundo dos concursos públicos.

Caso esteja interessado em prestar esse ou outro concurso para o Ministério Público, estude com o Descomplica Concursos! Oferecemos material de qualidade para ajudar na conquista da sua vaga!

Bons estudos! 😉