Livros de português que podem impulsionar seus estudos para concursos

Confira nesse texto dicas valiosas de livros de português que irão lhe ajudar nos estudos para os mais diversos concursos!

Olá, concurseiro! Tudo bem?

Sabemos que as questões de português representam uma chance de angariar mais pontos nas provas. Por isso, durante a preparação, o candidato fica inseguro e tenta buscar os melhores recursos materiais.

Com isso em vista, hoje vamos te dar dicas sobre livros de língua portuguesa para impulsionar seus estudos nos aspectos gramatical, ortográfico, linguístico, aplicado, etc. Vamos lá?

Comunicação em Prosa Moderna - Othon Moacyr Garcia 

Comunicação em prosa moderna.
Othon M. Garcia, FGV;
Edição: 27ª (1 de janeiro de 2010)

Esse livro tem como objetivo central a compreensão do português como fenômeno linguístico. Seus capítulos se concentram em aspectos semânticos, linguísticos e gramaticais, partindo, principalmente, da prática comunicacional. Ou seja, aqui não são prioridade os aspectos gramaticais, mas sim o uso da língua.

Isso significa que o leitor vai conseguir entender o regramento a partir dos exemplos, e não da teoria. Por isso, esse material é mais indicado aos que precisam se dedicar à interpretação e à produção textual.

Vantagem: valoriza produção de texto e interpretação, além de conter muitos exercícios para verificação do aprendizado.

Desvantagem: os exemplos são, em sua maioria, retirados de textos literários com maior complexidade, dificultando a compreensão em alguns casos.

Moderna Gramática Portuguesa - Evanildo Bechara

Moderna Gramática Portuguesa.
Evanildo Bechara,
Ediouro; Edição: 37ª (2009)

O nome do livro não remete tanto à realidade, pois Bechara é conhecido por ser um autor que explora a complexidade da língua e suas fontes. Nesse manual, o aspecto gramatical ganha relevância - e isso é uma vantagem nos concursos que valorizam sintaxe e morfossintaxe.

Por isso, se você é uma pessoa determinada a compreender a língua sistêmica e gosta de encontrar fundamentos para cada teoria, indicamos essa gramática.

Vantagem: material completo e repleto de exemplos.

Desvantagem: conteúdo é mais crítico e, portanto, menos direto na explanação de conteúdos.

Nova gramática do português contemporâneo - Cunha e Cintra

Nova gramática do português
contemporâneo.
Celso Cunha & Lindley Cintra,
Lexikon; Edição: 7ª (1 de junho de 2016)

Cunha e Cintra, por outro lado, constroem sua gramática com base na objetividade. Portanto, para os concurseiros que buscam compreender a gramática normativa sem tantas teorias, essa é a melhor opção. Os vastos exemplos trazidos pelos autores fazem com que se compreenda melhor os tópicos, sem as explicações teóricas tão comuns no livro de Bechara, por exemplo.

Vantagem: noções mais diretas e exemplos acessíveis, sem delongas.

Desvantagem: não dá ênfase aos exercícios, priorizando a teoria gramatical.

Gramática completa para concursos e vestibulares - Nilson Teixeira de Almeida

Gramática completa para concursos e
vestibulares.
Nilson Teixeira de Almeida. Saraiva;
Edição: 2 (29 de novembro de 2012)

Esse livro é um "achado" para os concurseiros que aproveitam todo e qualquer momento vago para estudar. Por se tratar de um manual reduzido (não tem mais que 15 cm e é levíssimo), é possível levá-lo para qualquer lugar sem incômodos.

Outra grande vantagem é que esse livro trata dos assuntos de maneira bem objetiva, abordando-os pela perspectiva das provas.

Vantagem: material objetivo, reduzido e maleável, ideal para desfazer dúvidas corriqueiras. E traz muitos exercícios.

Desvantagem: poucos exemplos, normalmente um para cada teoria, o que é condizente com a proposta do livro.

Gostaram das dicas? Esperamos que sim! Lembrem-se de que esses manuais atendem a perfis de aprendizado distintos e a determinados objetivos. Por isso, cabe a você, concurseiro, avaliar qual deles é o mais benéfico para seus estudos.

Artigos Mais Lidos:

Respostas