Esqueça a concorrência e encurte o seu caminho rumo à vitória

Muito se fala que a concorrência não tem importância e que somos os nossos principais concorrentes. Só que, lamentavelmente, as pessoas ouvem, mas não internalizam essa noção. 

OS CONCORRENTES EXERCEM ALGUM TIPO DE INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO?

Infelizmente, as pessoas ainda sentem medo dos demais candidatos. Ficam ainda muito preocupadas com o que outros fazem para se preparar para as provas. Ocorre que os ditos concorrentes não exercem qualquer tipo de influência em nosso desempenho!

O que acontece é que basta se inscreverem para os concursos, que esses estudantes logo desanimam diante da relação de candidatos por vaga.

Isso acontece, mesmo com tantos especialistas fazendo análises numéricas do percentual de pessoas que estão realmente preparadas. Isso sem falarmos daqueles que se inscrevem e não comparecem no dia da prova!

banner_descomplica_concursos

É HORA DE SE CONCENTRAR!

O concurseiro que se concentra apenas nos desafios das disciplinas a serem estudadas, em vencer as próprias dificuldades cotidianas, desperdiça muito menos energia. Agindo assim, ele consegue uma preparação muito mais eficiente e não perde tanto tempo com algo tão infrutífero.

É muito evidente que o concurseiro precisa se concentrar em si mesmo quando se dispõe a estudar para concursos. Afinal, no momento da resolução das questões, na marcação do cartão-resposta, na administração do seu tempo sozinho, não existe mais ninguém que tenha poder de interferir no seu resultado.

Devemos nos concentrar em sermos candidatos cada vez melhores. Nossas preocupações devem ser acertar cada vez mais questões e saber mais as matérias que serão objeto de cobrança em nossas provas.

ADMIRE QUEM JÁ VENCEU!

Quando você se deparar com um(a) colega com bom desempenho, deve torcer por ele/ela. Pode parecer piegas, mas o bom resultado deve ser visto como um estímulo para nós, concurseiros. Serve para vislumbrarmos que o objetivo é possível e que o estudo produz frutos. Além disso, assim como esse processo é difícil para nós, é penoso para essa pessoa também. Por isso que quem vence merece a nossa administração.

A insegurança das pessoas é tão grande, que é muito comum o estudante colocar seu método de estudo em cheque a todo momento. Elas ficam se comparando, sendo corriqueiro mudar a forma de estudar o tempo todo. Ocorre que, na verdade, é tudo uma questão de tempo para deixar o conhecimento amadurecer.

RESUMO DA ÓPERA

Conclui-se que a melhor forma de ter sucesso nos concursos públicos é buscar se conhecer e atacar as próprias deficiências, de modo a se tornar um(a) candidato (a) forte nelas.

É aprender com os próprios erros, com bastante humildade. Devemos esquecer os demais inscritos e aparar as nossas próprias arestas. Isso vai encurtar muito a trajetória de preparação para concursos.

Se você quiser conversar comigo sobre essas e outras questões, siga-me no Instagram @concurseiro.solitario. Será um prazer!

Até a próxima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here