Como estudar administração financeira para concursos

Hoje vamos falar de formas de aprendizado, mais especificamente, sobre métodos de estudo para a disciplina de Administração Financeira.

Antes de mais nada, precisamos esclarecer que Administração Financeira ou Administração Financeira e Orçamentária — famosa AFO — é uma disciplina elementar em vários concursos, principalmente para cargos de analistas e técnicos administrativos.

Dicas de como estudar Administração Financeira para concursos

Você que é do Direito, não fuja deste assunto. Como estamos vendo nos editais publicados, a interdisciplinaridade é uma constante no mundo atual de concursos. Além disso, existe uma enorme relação entre Administração Financeira e Orçamentária (AFO) e Direito Financeiro.

Por isso, ficar de olho em formas mais assertivas é essencial!

1. Estude primeiro pelas matérias afins

Essa é uma dica de mestre para todo aluno. Se você está estudando para vários concursos de uma vez, priorize as disciplinas que caem na maior parte deles.

Se, por exemplo, você se prepara para carreiras policiais (PRF, PF, Polícia Civil, Polícia Legislativa), com certeza Direito Penal cairá em todas essas provas Portanto, comece por essa disciplina, de modo a otimizar o seu estudo.

No caso de Administração Financeira e Orçamentária (AFO) ou Direito Financeiro, elas são disciplinas que caem em concursos para o preenchimento de cargos técnicos ou analistas, geralmente para atender demandas das fazendas públicas.

Sendo o seu concurso um desses, provavelmente nossa disciplina em estudo será comum a muitos outros, o que possibilitará colocar em prática justamente essa estratégia que mencionamos! Gostou? Vamos para mais uma dica!

2. Monte um plano

De nada adianta sentar para estudar sem contar com uma programação, não é mesmo? Pensando nisso, crie um plano de estudos. Analise a sua rotina, veja os espaços entre ida e volta do trabalho, horário de almoço, tempo livre em casa, pois você pode preenchê-los.

Foque em uma preparação qualificada, em que quantidade não represente qualidade. Use os espaços de tempo maiores para rever a teoria, enquanto os intervalos menores, por exemplo, o deslocamento para o serviço (se você trabalha), para realizar os exercícios.

Em Administração Financeira e Orçamentária (AFO) ou Direito Financeiro, a prática de exercícios permitirá consolidar os conceitos vistos.

3. Separe a disciplina em partes

Esta é uma dica bem pessoal, porque eu costumo separar as disciplinas que estudo conforme uma lógica. Pegando o direito penal, que já usamos de exemplo, pense comigo: existe uma parte geral e uma parte especial, não?

Eventualmente, as disciplinas iniciam-se com conceitos básicos. Em Contabilidade, o primeiro tópico o é a sua estrutura conceitual básica. Assim, a primeira separação que faço é “parte Introdutória”.

Indo adiante, identificando o objeto de estudo da disciplina (no caso da Administração Financeira é o orçamento), podemos enxergar uma “parte geral” que falará sobre despesas, receitas, créditos adicionais, entre outros conceitos. Por fim, vemos como todas essas lições se juntam e formam o orçamento.

4. Tenha um bom material

Por último, mas não menos importante, ter um bom material é essencial na sua preparação. Não só em matéria de livros de doutrina (esses são basilares), mas também em relação às aulas e aos materiais de apoio (resumos e afins).

A aula é o pilar central do estudo, portanto, priorize cursos com professores renomados. Além disso, use apenas um único material, tendo em vista que os cursinhos muitas vezes empregam nomenclaturas diferentes para o mesmo conceito.

Bom, essas foram as dicas que você deve seguir para estudar a disciplina de Administração Financeira e Orçamentária (AFO) e Direito Financeiro. Gostou? Acompanhe o Master Juris com notícias, dicas e conteúdos fresquinhos da nossa redação!

Artigos Mais Lidos:

Respostas