Como começar a estudar para concurso público

Saiba como iniciar os estudos para concurso público de forma descomplicada

Quantas vezes você já se pegou pensando: “agora eu vou começar a estudar para concurso público” e adiou os planos porque se sentiu perdido ou não sabia como dar o primeiro passo?

Primeiro, saiba que assim como você, existem milhares de pessoas que passam pela mesma dificuldade, já que o ponta pé inicial é sempre o mais complicado.

Afinal, é preciso analisar

No canal do Youtube do Master Juris, nós temos uma grande quantidade de dicas e conteúdos voltados para te ajudar a passar em Concursos Públicos (já deu uma conferida lá?).

No vídeo abaixo, eu apresento 5 passos práticos para você começar de uma vez por todas os estudos para concurso e deixar as dúvidas para trás.

Passo 1 - Decida a sua área de estudos e se torne especialista nela

Às vezes, você sonha tanto em passar logo em um cargo público para ter estabilidade financeira ou para mudar de vida, que acaba aceitando passar para qualquer concurso e estudando de maneira muito ampla para tudo.

Não é inteligente atirar pra todos os lados, porque seus concorrentes estão estudando de maneira específica para suas respectivas carreiras, e, por isso, estarão na sua frente.

Logo, decida uma carreira - Magistratura, Promotoria, Analista, Técnico de Tribunais e etc. - e estude para ser o melhor nela!

Passo 2 - Defina o conteúdo programático

Depois de definir a sua área de estudo, dedique-se a conferir os editais anteriores do concurso que você queira fazer.

O objetivo aqui é conhecer todo o conteúdo programático do seu “concurso alvo” e fazer seu planejamento de estudos de acordo com os editais.

Passo 3 - Analise provas anteriores

Ao analisar as provas anteriores, você obtém uma grande noção do grau de dificuldade dos conteúdos cobrados nos editais e consegue precisar qual o nível do seu desafio.

Dessa forma, você consegue ter noção se você vai precisar saber "toda a jurisprudência do mundo" ou se estudar letra da lei resolve aquele tipo de prova.

Passo 4 - Otimize seu estudo

Um ótima dica para alavancar os estudos e organizá-los de uma forma mais eficiente é entender que a preparação não deve envolver apenas videoaulas, ou seja, você deve fazer um ciclo de estudos.

Esse ciclo de estudos envolve: leitura, resolução de exercícios, elaboração de resumos e revisão do que foi visto.

As aulas são importantes pra você entender as disciplinas cobradas, mas a aprendizagem acelerada envolve mais do que isso. Mais uma vez a importância de se ter um plano de estudos bem estruturado e organizado.

Passo 5 -  Resolva provas periodicamente

É importante tirar um tempo, periodicamente, para que você resolva provas do concurso.

Tire de 15 em 15 dias umas 3 horas, em um horário pela manhã e resolva uma prova de uma só vez e veja qual é o seu desempenho. Dessa maneira você consegue ter um diagnóstico do que você precisa melhorar, com base nos seus erros e acertos.

Por fim, não é fácil começar ou se manter no caminho, é normal se confundir e demorar para pegar o jeito de estudar, muitas vezes você vai achar que não entende nada ou se desesperar com a quantidade de matérias que tem pra se dedicar.

Por isso, seja gentil consigo mesmo e dê seu tempo de aprender as coisas. Você não vai ser aprovado pela quantidade de coisas que leu, e sim pela sua capacidade de absorver com maestria todo conteúdo visto.

Comece agora!

Enquanto espera o edital, venha estudar com o Master Juris: oferecemos materiais de qualidade com Raio X das disciplinas cobradas nos concursos, Caderno de Questões e Plano de Estudos com metas diárias de vídeo-aulas, legislação atualizada, jurisprudência e exercícios – além de revisões semanais do conteúdo.

Enfim, se você se interessou por este concurso, fique ligado aqui no Master para mais atualizações. E se quiser sugerir um tema, deixe seu comentário! 😉

Bons estudos! 


Artigos Mais Lidos:

Respostas