Blitz do patinete elétrico

Vamos imaginar a seguinte cena: você está com seu patinete elétrico pela orla de Copacabana e se depara com luzes ao seu redor; policiais te param; e, na abordagem, eles pedem sua permissão para conduzir o patinete elétrico. Você pode estar pensando que talvez isso seja um absurdo, mas é possível que essa hipótese se tornar realidade.

Está em trâmite, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ), o projeto de lei nº 535/2019, proposto pelos deputados Alexandre Knoploch (PSL) e Gustavo Schmidt (PSL). O projeto consiste de vários detalhes, mas o que chamou mais a atenção foi a proposta que exige autorização para a condução dos veículos individuais elétricos, que deverá ser expedida pelo DETRAN-RJ.

Segundo o deputado, em entrevista à agência de notícias da Alerj: “[…] Vale lembrar que esse não é um projeto baseado apenas na minhas ideias e do deputado Gustavo Schmidt; nós estivemos em missão oficial na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, uma das cidades com mais casos de acidentes envolvendo os patinetes elétricos. Eles fizeram uma regulação idêntica e isso conseguiu coibir muitos acidentes. Nós não queremos acabar com os patinetes elétricos. Só queremos que aqueles que escolherem essa forma de locomoção saibam quais são os direitos e deveres relativos ao uso desse tipo de meio de transporte”.

Ou seja, conforme o estilo americano, os cariocas deverão se moldar aos novos padrões e se habilitarem para continuar fazendo uso dos patinetes. Vale lembrar que aqueles que já possuem a Carteira Nacional de Habilitação-CNH não precisarão realizar novo exame.

banner_descomplica_concursos

Além dessa exigência, há também a de que os condutores que não tiverem um seguro de vida pessoal deverão sofrer cobrança antecipadamente do valor de 500 UFIR-RJ, equivalente a R$ 1,7 mil. Ou seja, será preciso desembolsar uma bela de uma grana. Quem pensava que um ato simples como andar de patinete elétrico pudesse ser tão burocrático, não é mesmo?

O que você acha disso ?

E você, o que acha desse projeto de lei? Você faz uso frequente dos patinetes elétricos ? Conta tudo para a gente aqui nos comentários.

Obrigada por estar conosco no TSC. Até os próximos textos 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here