A sua saúde mental é importante

“Estima-se que em cada 100 pessoas 30 sofram, ou venham a sofrer, num ou noutro momento da vida, de problemas de saúde mental e que cerca de 12 tenham uma doença mental grave. A depressão é a doença mental mais frequente, sendo uma causa importante de incapacidade. Em cada 100 pessoas, aproximadamente, 1 sofre de esquizofrenia.” Fonte: Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares

Nessa semana começaram minhas provas na faculdade. Semana de provas sempre foi um grande monstro para mim, pois me matava de estudar e acreditava que só estaria estudando se ficasse noites sem dormir. Lembro-me que no semestre passado eu fiquei 3 dias consecutivos sem dormir. Vivia tomando café e mate.

Vejo inúmeras pessoas falando que tem que ser assim mesmo, que quem quer algo deve se matar para conseguir e blá blá blá. Mas até aonde isso vale? Até aonde vale se matar de estudar, definhar, perder amigos, namoro, família para conseguir algo? Do que vale passar e não ter saúde suficiente para conseguir tocar o barco, e, geralmente, precisar abandonar?

Vivemos num mundo em que a cobrança por ideais é grande. Se você não for um jovem com ensino superior completo, você não serve. Se o seu emprego não tiver remuneração alta, você é descartado. Essa cobrança é internalizada por nós e, quando vemos, o nosso foco se torna uma coisa que nunca realmente foi nossa.

banner_descomplica_concursos

Sei o quanto é pesado ter várias responsabilidades, e não me venha falar de organização. Será possível para aquele que acorda às 5h da manhã, trabalha de dia e estuda à noite chegar em casa e optar entre dormir, socializar com a família ou praticar alguma atividade física, e não conseguir fazer tudo porque é desorganizado? Sem falar em todo o desgaste emocional que essa pessoa passa por condução cheia e afins.

Pare e pense! Quando aquilo que você amava fazer deixou de ser prazeroso para se tornar um sacrifício? Quantas vezes você acordou não porque o despertador tocou, mas sim porque o que você amava fazer estava a sua espera?

Estude, estude, estude. Trabalhe, trabalhe, trabalhe. Tenha dinheiro, muito dinheiro, rios de dinheiro. Tenha um carro, dois carros, dois carros do ano. Viaje todo ano, todo mês, todo dia. Faça isso, compre aquilo, invista seu dinheiro e tenha 1 bilhão e tantos mil. Tenha um celular muito bom, um terno muito caro e um sapato de couro de um animal em extinção.

Não faça o que eles dizem. Faça o que você quer!

Cuide da sua mente, da sua saúde mental. Seja responsável por si mesmo e não pelas cobranças externas. Se for para falar de histórias de sucesso, que seja para que você seja o protagonista da sua história. Faça a sua rotina ser boa e prazerosa.

Eu, como estudante universitária, preciso lutar por várias coisas. Por isso, aconselho: em semana de provas, tire um tempo para conversar com alguém e abrir seu coração. Ou, até mesmo, faça um cinema em casa consigo mesmo. Desenvolva, por um tempo, aquilo que te faz bem! Não fique com a consciência pesada porque 2h foram perdidas e poderiam estar sendo usadas para estudo.

Não torne a vida maçante. Divida fardos e continue andando. Sua saúde mental é importante para uma caminhada mais leve. Ter equilíbrio é saber que a vitória vai chegar e você poderá usufruir. Saber que a sua história foi escrita por você e não por aquilo que os outros queriam, dá um conforto na alma.

A nota foi baixa? Está com problemas em casa? A depressão te afligiu? Ei! Pare e respire. As vezes é preciso recuperar o fôlego para ir mais fundo. Você não é um fracasso. Você é além do que imagina. Quando eu escrevo isso, penso que antes da minha prova estava me sentindo um lixo por estar numa nova rotina e ter estudado pouco. Entendo, hoje, que eu sou muito mais do que minha nota, eu sou a menina que escreve esse texto. E se você se sentir um pouco melhor por causa dele, toda a minha vida valeu e valerá a pena!

Não desista! Obrigada por ler o meu textinho. Continue com a gente do TSC. Beijos e nos vemos por aí. Ah! E em outros textos. 😉

2 COMENTÁRIOS

  1. Que beleza. É disso que eu gosto nesse site, é direto ao ponto, você pesquisa e já encontra o que procura de cara, informação de sobra aqui!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here