A importância das provas na preparação para concursos públicos

Que o mundo dos concursos é bastante atrativo, ninguém duvida. Estabilidade, boa remuneração e possibilidade de crescimento profissional são apenas alguns dos benefícios do cargo público. Ao entrar nesse universo, porém, algumas dúvidas surgem, e entre elas está a real importância de realizar provas durante a preparação para concursos públicos.

Resolver questões anteriores faz diferença na preparação para concursos? Existe momento certo para começar? Fazer provas para outros cargos? Aguardar a prova do certame pretendido sair? As perguntas são muitas. Então aqui vão alguns conselhos. Não os estamos vendendo, mas asseguramos que são bons.

Realizar provas é extremamente importante para conhecer o perfil da banca

Quem está no universo dos concursos há algum tempo sabe a importância de conhecer a estrutura da prova elaborada por cada banca. Dessa forma, o quanto antes começam a ser realizadas provas, mais desse perfil pode ser analisado pelo candidato.

Conhecendo a estrutura das questões, o candidato consegue saber o ritmo com que a prova deve ser feita, a forma com que o conteúdo é cobrado e até onde as pegadinhas mais são cobradas.

banner_descomplica_concursos

Inclusive, saber a forma de cobrança dos conteúdos é crucial para o sucesso nos certames. É através dessa informação que o candidato direcionará seu estudo, dando mais atenção à lei seca, à doutrina ou então à jurisprudência.

Oportunidade de testar os próprios conhecimentos

Não há jeito melhor de testar os conhecimentos adquiridos nas inúmeras horas de estudo do que fazendo as provas. É realizando questões que o concurseiro poderá observar se está estudando da maneira correta – se precisa ler mais jurisprudência, por exemplo – ou ainda se há a necessidade de voltar em determinado tema que pensava já ter esgotado, para nele se aprofundar um pouco mais e revisá-lo.

Jogo é jogo, treino é treino

Você acaba de ler os dois tópicos acima e pode estar pensando: “Tudo bem, mas eu consigo fazer tudo isso em casa, depois de baixar a prova pela internet”.

De fato, isso é possível, já que depois da data do certame as bancas organizadoras divulgam os cadernos de prova em seus sites. Essa não é, porém, a maneira recomendada para quem quer, realmente, se testar.

Dificilmente conseguimos, em casa, replicar um local de prova. São comuns interrupções, distrações, sem falar do conforto raramente visto nos ambientes onde as provas são realizadas. É só realizando a prova “para valer” que, de fato, podemos mensurar nossa preparação. Saber lidar com o nervosismo e o ambiente de um dia de prova são situações que influenciam no resultado final do certame.

Fonte de motivação

Não são poucos os casos em que concurseiros acabam desmotivados devido a falta de previsão para o lançamento do edital do cargo sonhado. Pode ser difícil despender tempo e esforço sem possuir perspectiva de quando será oportunizada a chance de entrar na carreira.

Por isso, realizar provas de concursos para cargos afins pode ser uma ótima alternativa. Além dos benefícios já citados, ter uma prova à vista pode renovar as energias e o ânimo nos estudos.

Importante lembrar, porém, que diversificar demais as áreas dos concursos prestados pode acabar atrapalhando, já que o candidato pode ter que estudar disciplinas que não serão novamente aproveitadas ou deixar de estudar temas importantes para aquele certame realmente desejado.

Não se desespere com resultados negativos

Concurso público é um projeto a médio/longo prazo e durante essa trajetória são comuns resultados negativos. Muitas vezes a aprovação não ocorre na primeira tentativa, e isso não pode colocar em dúvida toda a caminhada e obstáculos ultrapassados. Devemos levar tudo como aprendizado, observando e reconhecendo possíveis erros a fim de consertá-los. Transforme as adversidades em oportunidades de aprendizado e crescimento.

Hora de Intensificar os Estudos!

Gostou das dicas? Então, enquanto espera o edital, venha estudar com o Descomplica Concursos: oferecemos materiais de qualidade com Raio X das disciplinas cobradas nos concursos, Caderno de Questões e Plano de Estudos com metas diárias de vídeo-aulas, legislação, jurisprudência e exercícios – além de revisões semanais do conteúdo.

Além disso, quer conhecer técnicas para fazer provas? Então veja o vídeo abaixo, com o ilustríssimo professor e juiz federal William Douglas!

Ah, estamos disponíveis também na Google Play para ajudar ainda mais nos seus estudos! E continue acompanhando o Tudo Sobre Concursos para mais dicas! Até breve! 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here