6 Truques Sobre Como Estudar Informática Para Concursos

Conheça 6 truques sobre como estudar informática para concursos
Conheça 6 truques sobre como estudar informática para concursos

Como estudar informática para concursos?

Para quem não tem experiência na área, é importante conhecer algumas dicas que tornam o estudo muito mais prático. Pensando nisso, preparamos uma lista com seis truques sobre como estudar informática que vão impulsionar sua estratégia, confira!

1. Defina qual é o seu concurso-alvo

Atirar para todos os lados sem ter foco ou objetivo principal não é uma boa estratégia, pois você acabará fazendo provas que cobram conteúdos completamente diferentes. Com isso, haverá desperdício de tempo e de energia, tornando mais distante a sua aprovação.

Em primeiro lugar, você deve definir qual é a carreira compatível com o seu grau de formação. Depois, você deve pensar se essa carreira está de acordo com o seu perfil pessoal e profissional. É fundamental tentar se imaginar naquele cargo, e se você ficar satisfeito, esse será o seu concurso-alvo!

Ter em mente um específico vai ser fundamental para estudar informática de uma maneira mais direcionada. Isso porque cada carreira exige um grau de conhecimento sobre a matéria. Em alguns concursos, basta saber noções básicas de informática e, em outros, é imprescindível se aprofundar mais.

banner_descomplica_concursos

2. Estude ativamente

É óbvio que conhecer bem a parte teórica é crucial, mas ver como as coisas funcionam na prática pode te ajudar a assimilar melhor os conteúdos de informática, principalmente se você não é da área de tecnologia da informação.

Uma dica é explorar os sistemas operacionais do seu computador, veja como o Word, o Power Point e o Excel funcionam! Teste os atalhos do teclado e observe a funcionalidade de cada um deles, pois dessa forma você verá como a teoria é aplicada.

Ao testar o Excel, por exemplo, elabore uma planilha com o seu planejamento financeiro e exercite o que aprendeu nas aulas. Use a informática de uma forma ativa!

3. Conheça as bancas organizadoras

É muito importante que você conheça as bancas organizadoras e entenda o estilo de prova de cada uma. Elas possuem abordagens específicas sobre informática, privilegiando alguns assuntos em detrimento de outros.

Por isso, ao conhecer bem o perfil das bancas, você já terá uma grande vantagem, pois estará adaptado à linguagem e à forma de cobrança de cada uma delas.

Para te ajudar, separamos dicas sobre temas de informática que cada banca costuma trazer para as provas. 😉

4. Foque no que está disposto no edital

Conhecer bem o edital do seu concurso-alvo é fundamental, pois é a partir dele que você poderá traçar estratégias de estudo mais direcionadas para as demandas daquele certame público.

Analise a parte destinada ao conteúdo programático de informática e planeje como você irá estudar essa disciplina. Ter um bom desempenho nessa matéria poderá ser o seu grande diferencial em relação aos demais candidatos!

5. Saiba quais matérias caem com mais frequência

Essa dica vai ser ainda mais importante para quem possui pouco tempo até a realização do concurso, já que é necessário direcionar os estudos para os temas que mais caem e coordená-los à resolução de questões de provas anteriores.

O Descomplica Concursos oferece aos seus alunos o Raio-X, que é uma ferramenta indicadora das matérias de maior incidência em cada concurso, levando em conta não só o cargo almejado, mas também a banca organizadora do certame.

Para dar a vocês um gás para começarem a preparação, mencionaremos as matérias que aparecem com mais frequência nas provas:

  • Suítes de escritório, com ênfase em Word e Excel;
  • Sistemas operacionais, com destaque para Windows;
  • Internet, principalmente os temas sobre Navegadores (Browsers) e Correio Eletrônico (e-mail); e
  • Segurança da informação.

Então, se você ainda estiver com dificuldade e não souber por onde começar, priorize esses quatro temas!

6. Resolva questões de concursos anteriores

Uma parte muito importante do processo é fazer exercícios de concursos passados. Dessa forma, você se adaptará à linguagem e à forma de cobrança de cada banca. Assim que o edital for divulgado, você poderá fazer um estudo mais direcionado, sem perder, é claro, toda a bagagem que foi adquirida ao longo do seu tempo de preparação.

Outra boa dica é separar um dia para resolver as questões referentes ao conteúdo estudado naquela semana. Nesse dia, anote as dúvidas que surgirem e veja em qual assunto foi o mais difícil de assimilar. Ao fazer esse monitoramento, você será capaz de identificar o que precisa ser melhor estudado!

Importante salientar que o Descomplica Concursos oferece aos seus alunos Cadernos de Exercícios elaborados com base não só na carreira almejada, mas também, no caso dos editais já publicados, na banca organizadora do concurso. Isso facilita (e muito!) o estudo por meio da resolução de questões!

Entenda que o grande segredo para a sua aprovação é estudar com estratégia! A informática não é uma matéria tão complicada quanto se pensa!

Não tem desculpa! Vocês já conhecem os 6 truques sobre como estudar informática para concursos, agora é só colocar a mão na massa!

Descomplica Concursos

Para iniciar a sua preparação, conte com Descomplica Concursos!

O Descomplica oferece para os seus alunos Planos de Estudos, Videoaulas incríveis e muito mais!

Além disso, o Descomplica também está disponível em aplicativo para celular, basta procurar na App Store e no Google Play!

No mais, para saber de todas as novidades sobre o mundo dos concursos públicos siga o canal do Descomplica no YouTube e continue acompanhando o TSC!

Bons estudos! Qualquer dúvida, contem comigo! 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here