6 Aplicativos para afastar as distrações na hora dos estudos

Ícones de redes sociais na tela de um smartphone

Confira lista de apps que te ajudarão a não perder o foco na hora de estudar.

O mundo de hoje está extremamente conectado, o que faz com que quase todo mundo acesse a internet o tempo todo e tenha perfis em redes sociais. Na hora dos estudos, é muito difícil largar os aplicativos e afastar as distrações.

Pode falar, a maioria das pessoas que você conhece usa o Facebook, Instagram, Twitter, Whatsapp, Youtube e afins. E você também, não é mesmo?

E mais: você e essa galera mesclam o uso do smartphone e do computador! Quem é que nunca ficou, ao mesmo tempo, conversando com alguém por Direct Message no Instagram e pelo Facebook no PC? Confesso que eu mesma já fiz isso – e muito!

A propósito, só para se ter uma ideia, o HootSuite realizou um levantamento em julho de 2018, que apontou que os brasileiros passam, em média, 9 horas e 14 minutos conectados por dia! Pensa em quantas coisas podem ser feitas nesse tempo…

banner_descomplica_concursos

Isso deixa claro que a internet e as redes sociais mantêm as pessoas cada vez mais vidradas, e até mesmo viciadas, dificultando a realização de outras atividades importantes.

Pode confessar, você estava lá estudando e resolveu pesquisar alguma coisa no Google, mas acabou olhando aquela notificação no Instagram… Quando percebeu, já tinha se passado quase 1 hora!

Para nós, concurseiros, isso é uma tremenda pedra no sapato. Temos metas de estudos a cumprir, editais que saem periodicamente, conciliação com outras atividades… Imagine perder 9 horas de estudo por dia! Talvez alguns nem tenham esse tempo todo disponível para estudar.

Mas, apesar dos vícios em celular e redes sociais, a tecnologia não pode se tornar nossa inimiga, uma vez que ela pode ser nossa aliada nos estudos para combater distrações causadas por ela mesma, como mostramos neste post.

Foi pensando nisso que o TSC preparou uma lista de aplicativos que vão te ajudar a afastar essas distrações enquanto você se prepara. Vamos lá?!

1 – AppBlock

O AppBlock é um aplicativo que bloqueia temporariamente alguns aplicativos viciantes no seu smartphone.

Como funciona? Após a instalação, você seleciona quais aplicativos estão te distraindo enquanto você estuda ou executa uma tarefa importante. O app desliga suas notificações e bloqueia esses aplicativos por um certo período de tempo e, após terminado este período, tudo volta a funcionar normalmente.

Fonte: Techtudo

Portanto, é uma excelente oportunidade para quem quer se afastar das redes apenas enquanto estuda ou trabalha.

2 – Stay On Task

Interface do Stay On Task

A tradução literal para “Stay On Task” é “Permaneça no Trabalho”, e essa é exatamente a proposta deste app.

O aplicativo monitora sua atividade no celular e verifica se está “vadiando” em vez de produzindo. Ele possui um temporizador aleatório, então você nunca saberá quando está sendo monitorado.

Ainda, a interface é super simples com apenas um botão e o usuário pode programar alarmes para lembrá-lo de atividades que precisam ser executadas. O App do puxão de orelha…

Logo, esta pode ser uma excelente opção para os viciados em dar aquela “olhadinha” nas notificações do celular enquanto está estudando.

3 – Forest: Stay Focused

Fonte: Google Chrome Web Store

O Forest possui uma proposta diferente, funcionando menos como um app comum e mais como uma espécie de jogo.

Você planta uma semente na floresta e nos próximos minutos essa sementinha vai crescendo até se tornar uma árvore! E se você ir bem, pode acabar construindo uma floresta inteira!

No entanto, se você não resistir à tentação de bisbilhotar os aplicativos banidos durante esse tempo, sua linda arvorezinha desaparece, como na imagem acima…

E tem mais: o Forest também possui uma extensão para navegadores, possibilitando o controle do acesso a sites indesejados. Ainda dá para você conectar com o aplicativo no seu smartphone!

Dessa forma, o diferencial do Forest é esse método automotivador, que ajuda a criar o senso de responsabilidade no usuário. Para ficar ainda melhor, você pode compartilhar suas árvores com seus amigos! Maravilhoso, não é mesmo?

4 – Block & Focus

Fonte: Google Chrome Web Store

O Block & Focus não se trata de um app para smartphones, e sim de uma extensão para navegadores, que impede o acesso a sites como Instagram, Facebook, YouTube e Twitter.

A funcionalidade é simples: você faz o download e clica no ícone correspondente à extensão para ativar o funcionamento. A partir de então, os sites ficam bloqueados e você pode desativar assim que terminar de estudar.

Afim de manter o usuário focado, a extensão exibe algumas mensagens motivacionais que vão te ajudar a não ter uma recaída.

Com toda certeza, essa é uma boa pedida para quem estuda pela internet, principalmente pelo Descomplica Concursos, e costuma dar aquela bisbilhotada sorrateira em outros sites que roubam a atenção dos estudos…

Com isso, você certamente evitará aquele monte de abas abertas no seu navegador e obterá maior produtividade nos seus estudos.

5 – Flipd

Fonte: Google Play Store

Para quem deseja ser mais radical e “cortar o mal pela raiz”, o Flipd pode ser uma excelente opção.

Isto porque o aplicativo bloqueia todas as funcionalidades do celular – exceto as essenciais – para que nada possa te perturbar enquanto você se concentra.

Não há muito diferencial em relação aos demais apps da lista: você determina o tempo que o celular ficará bloqueado e tudo voltará ao normal após decorrido esse tempo.

6 – Pomicro

Interface do Pomicro

Esse é um app interessante. O Pomicro nos insere no método pomodoro, desenvolvido por Francesco Cirillo, que passou a utilizar um cronômetro de cozinha em formato de tomate para gerenciar o seu tempo.

Em primeiro lugar, o método consiste na ideia de inserir momentos de repouso durante as atividades, para aumentar a produtividade.

Dessa forma, Cirillo propôs 5 minutos de relaxamento para cada 25 minutos de trabalho.

Assim, o aplicativo funciona como um temporizador para essa técnica, mantendo o usuário focado na atividade.

Sendo assim, pode ser perfeito para ajudar os viciados de plantão, já que uma das explicações para a frequente “escapadinha” para as redes sociais é exatamente a necessidade de descanso mental.

Além do mais, a interface é extremamente simples e minimalista, o que facilita demais o uso. Super intuitivo!

Portanto, Pomicro pode ser uma boa pedida para você.

O Descomplica também tem App!

Falando em aplicativos, o Descomplica, seu maior aliado nos estudos, está disponível para seu celular, basta procurar por nós na Apple Store e no Google Play.

Depois dessas dicas incríveis você já pode aliar seus estudos no App do Descomplica com os aplicativos aqui listados!

Você poderá se preparar para concursos públicos da melhor maneira, com muito mais autonomia, praticidade. Oferecemos conteúdo de qualidade, com Raio X das disciplinas cobradas nos concursos, Caderno de Questões e Plano de Estudos.

Tudo para facilitar seu caminho para a aprovação. Bons Estudos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here